Olhar os Maus tratos - À conversa com Parceiros da comunidade turma 01
Apresentação
"Os maus tratos em crianças e jovens dizem respeito a qualquer acção ou omissão não acidental, perpetrada pelos pais, cuidadores ou outrem, que ameace a segurança, dignidade e desenvolvimento biopsicossocial e afetivos da vítima(DGS,2011) Cada vez mais ouvimos nos media situações de maus tratos que envolvem crianças e jovens. Neste sentido cabe a toda a comunidade estar desperta para os sinais que as nossas crianças ou jovens possam apresentar. Assim e sendo a Intervenção Precoce uma acção centrada na família e nos contextos naturais de vida, sentimos necessidade de conversar sobre o assunto. Até mesmo porque nas Jornadas da Educação realizadas em Julho de 2024, promovidas pela Autarquia envolvendo os agrupamentos de Escolas se falou do tema. Tema que foi do interesse de todos e que seria pertinente alargar a outros profissionais de educação, contextos educativas (incluindo IPSS) bem como a técnicos que intervêm na área da infância e juventude.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial + ELI Bombarral - Peniche
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Sensibilizar a comunidade para problemática; - Conhecer a realidade envolvente; - Despertar para os sinais evidenciados e identificar os sinais de alarme; - Consciencializar para a prevenção; - Promover encontro entre os diversos intervenientes da comunidade no âmbito da infância e juventude e dar a conhecer as diferentes vertentes de atuação;
Conteúdos
- “Etiologia” dos maus tratos - Como estar atento aos sinais de alarme - Como Prevenir - Como agir - Que estruturas de apoio existem na comunidade - Como promover uma atuação coordenada
Metodologias
A acção iniciar-se com uma apresentação sobre maus tratos preconizada pela Enfermeira Carla Lopes enquanto Presidente da CPCJ. Seguida de uma apresentação sobre a acção dos SAAS, SATT, CAV, GAB/APAV, CAFAP, GAAF, CLDS enquanto entidades parceiras a intervir na mesma comunidade junto das crianças e adolescentes. Pretende-se posteriormente ter um espaço de diálogo para questões e ou estratégias de intervenção partilhadas.
Modelo
Questionário de avaliação da ação através de formulário a enviar pelo Cfae aos formandos.
Observações
Atenção: Outros profissionais interessados em participar devem utilizar o link para efetuar a inscrição https://forms.gle/ZosPG3bGZPGc7C1P8 ( copiar e colar no browser)
Formador
Cristina Faria Santos
Maria da Conceição do C. F. R. Henriques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-12-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |