Inteligência e Literacia Emocional na Educação - 2.º MÓDULO turma 01
Apresentação
A inteligência emocional no ambiente escolar é uma habilidade cada vez mais reconhecida como fundamental para o sucesso e o bem-estar pessoal e profissional nas instituições de ensino. Esta refere-se à capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as emoções próprias e dos outros. Isto é, ser capaz de utilizar esse conhecimento emocional de forma consciente e adaptativa. A inteligência emocional na escola envolve a automotivação, o autocontrole, a empatia, a habilidade de se relacionar e a consciência emocional. Certamente, dimensões que viabilizam um ambiente escolar de bem-estar propício ao desenvolvimento cognitivo, pessoal e da autonomia intelectual de crianças e adolescentes. Então, incorporar atitudes e abordagens que incentivam e promovem a inteligência emocional no ambiente escolar serve para construir relacionamentos mais satisfatórios. Como resultado, direção, coordenação, gestão escolar e corpo docente conseguem lidar de forma mais efetiva com as emoções (suas e do corpo discente). Apesar do currículo escolar se focar em disciplinas tradicionais como matemática e ciências, é crucial reconhecer a importância do desenvolvimento da inteligência emocional. Esta aptidão não apenas beneficia o desempenho académico dos alunos, mas também melhora a prática docente dos professores. A capacitação emocional dos professores é igualmente relevante e uma necessidade percebida, sendo crucial reconhecer que a qualidade das relações interpessoais e as habilidades relacionais são fundamentais para uma prática docente eficaz. Igualmente, dentro do ambiente escolar, onde os conflitos são inevitáveis, é essencial formar professores com competências para reconhecer, enfrentar e gerir conflitos, adaptando a formação às demandas contemporâneas, especialmente no que diz respeito às emoções.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Técnicos Especiais, com prioridade aos docentes do AE Rafael Bordalo Pinheiro
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Entender o papel abrangente da escola, como espaço social e de aprendizagem, na promoção do desenvolvimento e na formação global de crianças e adolescentes, não incidindo apenas no seu desenvolvimento cognitivo, mas também no seu desenvolvimento social e emocional;
Conteúdos
1. Conceitos e Fundamentos da Inteligência e da Literacia Emocional; 2. O Modelo de Inteligência Emocional de Goleman; 3. Os 5 Pilares da Inteligência Emocional; 4. Benefícios e evidências científicas da inclusão da Literacia Emocional na Educação.
Metodologias
Metodologia: Abordagem teórico-prática, método expositivo, interrogativo e ativo, incluindo o recurso a dinâmicas de grupo de prática simulada, visualização de vídeos e análise e debate crítico de situações, casos/dilemas.
Modelo
Questionário de avaliação da ação a preencher pelos participantes.
Observações
Ação a ser dinamizada na Escola Básica de Santa Catarina e será dado acesso a drive online com todos os Manuais e todos os recursos extra.
Formador
Patrícia Isabel Duarte dos Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |