Competências socioemocionais em contexto escolar - 3.º MÓDULO turma 01
Apresentação
As competências sociais e emocionais são de elevada importância uma vez que, através delas, o indivíduo aprende a fazer as escolhas mais acertadas em diversos contextos, a desenvolver relações mais saudáveis com os outros, a ter comportamentos mais responsáveis, a tomar decisões adequadas e a estabelecer objetivos. As habilidades socioemocionais são um conjunto de aptidões necessárias para que a pessoa consiga controlar as suas emoções. Ao desenvolvê-las, é possível tornar-se um ser humano mais completo e capaz de se relacionar com outros indivíduos. São influenciadoras dos sentimentos, dos pensamentos, das emoções, das decisões e das ações perante diferentes fatos. Ou seja, elas ultrapassam a dimensão cognitiva e têm relação com os aspectos emocional e psicológico. Apesar de não serem inatas, essas capacidades podem ser desenvolvidas por meio do autoconhecimento e da autorregulação. Assim, com o entendimento e a administração de emoções e sentimentos, é possível reconhecer os seus limites e potencialidades. O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, prevê a valorização de competências e habilidades socioemocionais e, portanto, o objetivo é que a formação do aluno ultrapasse as práticas pedagógicas e abranja as dimensões social e emocional. Isso é importante, porque a escola é um ambiente plural e repleto de diversidade. Perante esse cenário, é fundamental que o espaço aula/escola ofereça um estímulo individual e coletivo com foco no desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais e isto depende da atuação de professores, orientadores, gestores e outros agentes participantes da comunidade escolar. Dessa forma, é possível trabalhar todo o ser humano desde o desenvolvimento infantil através de atividades próprias para a idade. Ao atingir esse propósito, o aluno consegue estar apto para enfrentar o mundo atual, que se torna cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, tornando-se mais responsável no seu processo de ensino-aprendizagem, tendo um papel central e ativo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, com prioridade aos docentes do AE Rafael Bordalo Pinheiro
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Entender o papel abrangente da escola, como espaço social e de aprendizagem, na promoção do desenvolvimento e na formação global de crianças e adolescentes, não incidindo apenas no seu desenvolvimento cognitivo, mas também no seu desenvolvimento social e emocional;
Conteúdos
1. Conceitos e fundamentos das competências socioemocionais; 2. Tipos de competências socioemocionais; 3. Relação entre competências socioemocionais e sofskills; 4. Promoção de competências socioemocionais em contexto escolar;
Metodologias
Abordagem teórico-prática, método expositivo, interrogativo e ativo, incluindo o recurso a dinâmicas de grupo de prática simulada, visualização de vídeos e análise e debate crítico de situações, casos/dilemas
Modelo
Questionário de avaliação da ação através de formulário a enviar pelo CFAE aos participantes
Observações
Ação a ser dinamizada na Escola Básica de Santa Catarina e será dado acesso a drive online com todos os Manuais e todos os recursos extra.
Formador
Patrícia Isabel Duarte dos Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |