Introdução às práticas do Modelo ASE (Aprendizagem socioemocional)- 4.º E ÚLTIMO MÓDULO turma 01
Apresentação
O interesse pela promoção das competências sociais e emocionais desenvolveu-se a partir da consciência de que elas são essenciais para alcançar sucesso não só na escola como, posteriormente, na vida adulta. A Aprendizagem Sócio Emocional (ASE) constitui um quadro conceptual de referência para a promoção das competências sociais, emocionais e académicas dos mais jovens, salientando a necessidade de analisar os aspetos comuns e coordenar os diferentes programas existentes no terreno, respeitando uma perspetiva sistémica da intervenção, de modo a otimizar os esforços preventivos e promocionais. Os resultados de um número muito considerável de estudos têm permitido validar um conjunto de programas implementados em Escolas, desde o Pré-Escolar ao Ensino Secundário, e que globalmente indicam que estas intervenções constituem abordagens eficazes (e baseadas em evidências empíricas). A ASE assenta numa perspetiva sistémica, isto é, a promoção de competências socio emocionais deverá ocorrer não só na sala de aula, mas também ao nível de toda a Escola, das famílias e de toda a comunidade escolar. A intervenção da ASE em sala de aula pode envolver atividades de instrução, de modelagem e de aplicação prática que podem ser conduzidas por professores que venham a ter treino adequado. Pode também estar embebida no currículo de diferentes disciplinas, e ser complementada pelas interações formais e informais entre alunos e destes com os professores no dia-a-dia da sala de aula. A intervenção ao nível da Escola visa a construção de uma cultura e clima positivos, designadamente através do estabelecimento de normas e práticas disciplinares explícitas e justas, da criação de grupos de reflexão e da organização de serviços de apoio aos alunos, integrados por diferentes profissionais, mas muito particularmente os Serviços de Psicologia , enquanto serviços de apoio especializado. As parcerias com as famílias e com outras estruturas comunitárias são um outro elemento importante para o reforço e a adoção de práticas comuns de promoção de competências socio emocionais nos jovens, tanto no seu ambiente familiar, como por exemplo no âmbito das atividades extraescolares em que estão envolvidos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Técnicos Especiais, com prioridade aos docentes do AE Rafael Bordalo Pinheiro
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Entender o papel abrangente da escola, como espaço social e de aprendizagem, na promoção do desenvolvimento e na formação global de crianças e adolescentes, não incidindo apenas no seu desenvolvimento cognitivo, mas também no seu desenvolvimento social e emocional;
Conteúdos
1. Conceitos e fundamentos do modelo ASE (Aprendizagem socioemocional; 2. Estrutura CASEL (Advancing Social and Emotional Learning)/SEL(Social and Emotional Learning) 3. Os 5 domínios do Modelo SEL(ASE); 4. Aplicação prática do Modelo SEL (ASE)
Metodologias
Abordagem teórico-prática, método expositivo, interrogativo e ativo, incluindo o recurso a dinâmicas de grupo de prática simulada, visualização de vídeos e análise e debate crítico de situações, casos/dilemas.
Modelo
Questionário de avaliação de satisfação da ação em formulário a enviar pelo CFAE aos participantes
Observações
Ação a ser dinamizada na Escola Básica de Santa Catarina e será dado acesso a drive online com todos os Manuais e todos os recursos extra.
Formador
Patrícia Isabel Duarte dos Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |