PROFESSORES 2030 – Capacitar para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) turma 01
Apresentação
No âmbito da candidatura CIDADÃO 2030, a presente ação de formação (ACD) pretende promover a capacitação de transmissividade de conteúdos e visitas técnicas com abordagem nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com foco em 3 áreas chave: abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos sólidos urbanos. Educar e Sensibilizar para a sustentabilidade, capacitar para a mudança de comportamentos acautelando a sustentabilidade do nosso planeta e a sobrevivência das gerações vindouras. Destacando o foco na adequada gestão do recurso água, na correta gestão dos resíduos, garantindo o combate ao desperdício e o incentivo à reutilização, promovendo a reflexão e tomada de consciência individual e coletiva de forma a minimizar o impacto ambiental resultante das nossas escolhas. Este projeto é financiado no âmbito do aviso “Educação Ambiental: laboratório de Cidadania” pelo Fundo Ambiental 2024.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Técnicos Especiais
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, através da atualização do conhecimento científico dos docentes na área do ensino das ciências e da educação ambiental (Cidadania e Desenvolvimento); - Sensibilizar para a importância dos comportamentos individuais e coletivos na sociedade, essenciais para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 2030. - Sensibilizar para o uso eficiente da água, sua correta gestão e contributo de cada um. - Desenvolver a capacidade de promover atividades ao ar livre, conhecer in loco infraestruturas de tratamento de águas e resíduos; - Dar a conhecer o papel das Fábricas de Água (ETA e ETAR) na gestão eficiente do Ciclo Urbano da Água, e o seu contributo para a melhoria dos ecossistemas aquáticos e na conservação da biodiversidade local; - Promover a valorização de recursos, a redução da produção de resíduos, nomeadamente, a redução de desperdício alimentar, a reutilização e separação de resíduos, contrariando a descartabilidade excessiva; - Dar a conhecer a gestão integrada de resíduos, para garantir a mudança necessária do atual paradigma económico linear para uma economia circular; - Exemplificar e promover a economia circular, em detrimento da economia linear, nomeadamente na valorização dos resíduos e da água residual; - Reforçar a importância das saídas de campo como parte integrante e fundamental dos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos programáticos; - Promover a agregação de capacitação e interligação das diferentes problemáticas Ambientais.
Conteúdos
- Disseminação da informação sobre o que se pretende do cidadão/professor em 2030, promovendo a capacitação individual para os novos desafios ambientais e atingir os ODS, nomeadamente os ODS 6- Água e Saneamento e ODS 12 - Consumo e Produção Sustentáveis e a sua conectividade com os restantes ODS, destacando a Água e Resíduos em diferentes perspetivas, como fator diferenciador das sociedades. - Gestão dos ciclos da água e dos materiais, e o contributo que têm na economia circular. - Definição de conceitos como Estação de Tratamento de Água (ETA), Estação de Tratamento de Água Residual (ETAR), Estação Elevatória (EE), Centro de Tratamento de Resíduos (CTRO), valorização orgânica e energética de resíduos, complementado com visitas de estudo. - Abordagem à adesão à rede publica de abastecimento, alertando para os perigos de utilização de água não controlada e riscos associados, visando a promoção do valor da água; sensibilizar para os perigos de utilização das redes não separativas com interligação de origens diferentes; o uso sustentável da água; a consciência da insuficiência hídrica. - Sensibilização à adesão à rede publica de saneamento e alertar para os perigos de descargas de águas residuais no solo ou linha de água e riscos associados, visando a promoção do valor dos recursos hídricos e proteção da biodiversidade; redução de afluências indevidas e indesejadas de águas pluviais e industriais às redes de saneamento; fossas individuais e coletivas, limpezas periódicas e encaminhamento adequado; - Prevenção da produção de resíduos; reutilização de materiais; separação, reciclagem e compostagem de biorresíduos.
Metodologias
Apresentação de informação e visitas de estudo a vários locais. 20 novembro 2024 - Visita CTRO (Valorsul), Cadaval (14h00 – 16h00) 22 novembro 2024 - Visita à Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos (Museu da Água – EPAL), Lisboa (15h00 – 17h00) 30 novembro 2024 - Visita ao Espaço do Salpico (SMAS de Torres Vedras), COM - Paul, e Visita à Fábrica de Água (ETAR) Torres Vedras (Águas do Tejo Atlântico), Torres Vedras (10h30 – 12h30) Sinopse visita CTRO da Valorsul: Nesta visita pretende-se dar a conhecer: o funcionamento do aterro sanitário como infraestrutura de tratamento de resíduos; o sistema de reciclagem das embalagens (triagem e processos de reciclagem); a gestão de resíduos indiferenciados, quantidades, destinos e tratamentos, bem como o sistema de gestão de resíduos alimentares e compostagem comunitária e doméstica. Sinopse visita Museu da Água - EPAL “A Água Invisível”: Esta visita tem como objetivo sensibilizar os professores para a quantidade de água que consumimos, mas que não vemos, ou seja, a “água virtual” que é utilizada no processo de fabrico de vários bens e alimentos nas suas diversas fases. Breve abordagem à família das pegadas ecológicas, definição de pegada hídrica segundo A. Y. Hoekstra. A sustentabilidade e o impacto dos consumos, mostrando dados concretos sobre a Água Virtual, com o apoio visual da exposição de longa duração do Museu da Água e do módulo interativo da Água Invisível. O que é a pegada hídrica dos produtos e dos países e a de cada cidadão e qual o seu papel enquanto consumidores. Sinopse Visita Fábrica de Água (ETAR) de Torres Vedras: Esta visita tem como objetivo sensibilizar os docentes para a importância das Fábricas de Água na correta gestão do ciclo urbano da água, na preservação dos recursos hídricos, focando aspetos como a necessidade de fontes alternativas de água (ApR) e de novos produtos, como as biolamas para a agricultura, contribuindo fortemente para uma economia mais circular.
Modelo
Preenchimento de questionário de avaliação da ação em formulário a enviar pelo CFAE
Observações
COM - Espaço do Salpico dos SMAS de Torres Vedras, CTRO da Valorsul, Museu da Água da EPAL e ETAR de Torres Vedras gerida pelas AdTA 20 novembro 2024 - Visita CTRO (Valorsul), Cadaval (14h00 – 16h00) 22 novembro 2024 - Visita à Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos (Museu da Água – EPAL), Lisboa (15h00 – 17h00) 30 novembro 2024 - Visita ao Espaço do Salpico (SMAS de Torres Vedras), COM - Paul, e Visita à Fábrica de Água (ETAR) Torres Vedras (Águas do Tejo Atlântico), Torres Vedras (10h30 – 12h30)
Formador
Margarida Sofia Lopes Moreira Filipe Ramos
SARA MARIA LEAL DUARTE
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 22-11-2024 (Sexta-feira) | 15:00 - 17:00 | 2:00 | Presencial |
3 | 30-11-2024 (Sábado) | 10:30 - 12:30 | 2:00 | Presencial |