Diversidade e potencial nutricional de Macro e Microalgas turma 01
Apresentação
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) é uma instituição de ensino superior público integrada no Instituto Politécnico de Leiria. Tem por missão ministrar formação inicial nas áreas do Turismo e da Ciência e Tecnologia do Mar. Atualmente, tem em funcionamento nove cursos de licenciatura: Biologia Marinha, Engenharia Alimentar, Biotecnologia, Animação Turística, Gestão de Eventos, Gestão Turística e Hoteleira, Marketing Turístico, Gestão da Restauração e Catering e Turismo. Além dos cursos de Licenciatura, a ESTM tem em funcionamento cursos de mestrado em Aquacultura, Biotecnologia dos Recursos Marinhos, Economia Azul e Circular, Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, Marketing e Promoção Turística, Turismo e Ambiente e Gestão e Direção Hoteleira. A ESTM tem vindo a desenvolver nos tempos mais recentes, um conjunto de iniciativas e projetos no âmbito da biologia e da biotecnologia, integradas nos objetivos do grupo de investigação MARE-Politécnico de Leiria – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Pretende-se, agora, dar a conhecer as áreas de investigação do MARE e desenvolver competências laboratoriais na área da biotecnologia marinha e tratamento de dados experimentais, aos professores dos do 3o ciclo do ensino básico e do ensino secundário, através do desenvolvimento de formação contínua.
Destinatários
Docentes dos Grupos: 230 - Matemática e Ciências da Natureza; 510 - Físico e Química; 520 - Biologia e Geologia,
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos: 230 - Matemática e Ciências da Natureza; 510 - Físico e Química; 520 - Biologia e Geologia,. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos: 230 - Matemática e Ciências da Natureza; 510 - Físico e Química; 520 - Biologia e Geologia,.
Objetivos
Conhecer a diversidade, valor nutricional e potencialidades tecnológicas de macro e microalgas. Conhecer o edifício Cetemares, e contactar com os vários projetos de investigação em recursos marinhos, que são desenvolvidos pelos grupos de investigação do MARE-IPLeiria. Comparação de duas espécies de algas em termos de: (i) Pigmentos; (ii) Teor lipídico; e (iii) perfil de ácidos gordos. Desenvolver quatro atividades experimentais e aplicar técnicas de análise usadas na caracterização de recursos marinhos. Utilizar folhas de cálculo (excel) para fazer o tratamento dos resultados experimentais.
Conteúdos
Palestra Inicial Conceitos teóricos sobre diversidade e classificação das algas, diferenciação entre microalgas e macroalgas, valor nutricional, compostos bioativos e potencialidades tecnológicas das algas, importância ecológica e económica. Apresentação de projetos de investigação desenvolvidos no Cetemares relacionados com algas. Atividades experimentais (A) Quantificação dos lípidos totais de macro e microalgas Técnicas de análise: Gravimetria; Extração sólido/líquido e líquido/líquido; Centrifugação; Evaporação a baixa pressão (B) Caracterização do perfil de ácidos gordos de macro e microalgas / Visita ao edifício Cetemares B1- Preparação das amostras para análise cromatográfica: síntese de ésteres metílicos de ácidos gordos por transesterificação ácida das amostras; Fundamentos de cromatografia gasosa: Separação e identificação de compostos por GC-FID B2- Funcionamento do equipamento de cromatografia gasosa. Injeção das amostras. Visita ao edifício do Cetemares (C) Quantificação de pigmentos de macro e microalgas: Extração sólido/líquido. Técnicas de análise: Espectrofotometria: Espetros de absorção de radiação na zona do visível e quantificação de clorofilas e carotenoides Tratamento de resultados (Folha de exel) • Dedução de fórmulas de cálculo para a quantificação de lípidos e pigmentos das amostras • Interpretação e organização dos dados obtidos na análise cromatográfica • Identificação e quantificação dos ácidos gordos presentes nas amostras • Análise estatística dos resultados obtidos Metodologias de realização da acção: • A oficina de formação terá uma duração total de 25h e terá um número máximo de 45 formandos. Será composta por sessões online e por sessões presenciais (a decorrer na ESTM e no edifício Cetemares, em Peniche). • As atividades presenciais irão decorrer em três dias (sábados), num total de 16h. As sessões online (9h) decorrerão em dias uteis, em horário pós-laboral e terão uma duração de 3h cada. • Serão desenvolvidas quatro atividades experimentais (A, B1; B2 e C) que terão um máximo de 15 formandos cada (até três grupos) e que irão decorrer de forma alternada.
Avaliação
Serão avaliados: a clareza e estrutura do relatório (Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão); a profundidade da análise científica e a precisão na interpretação dos dados; a. originalidade e pensamento crítico na análise de resultados e proposta de novas abordagens; a qualidade da apresentação.
Bibliografia
Mouga, T., Freitas, M. V., Pereira, L., Afonso, C. (2022). Algas Edíveis de Peniche. Politécnico de Leiria. Freitas, M. v., Pacheco, D., Cotas, J., Mouga, T., Afonso, C., & Pereira, L. (2021). Red Seaweed Pigments from a Biotechnological Perspective. Phycology, 2(1), 1–29. https://doi.org/10.3390/phycology2010001 Pereira, L. (2016). Edible Seaweeds of the World. CRC Press. https://doi.org/10.1201/b19970 Afonso C., Correia A.P., Freitas M.V., Baptista T., Neves M., Mouga T. (2021). Seasonal Changes in the Nutritional Composition of Agarophyton vermiculophyllum (Rhodophyta, Gracilariales) from the Center of Portugal. Foods 10 5, 1145. http://dx.doi.org/10.3390/foods10051145 Neves M.; Ferreira A., Antunes M., Silva J.L., Mendes S., Gil M.M, Tecelão C. (2021). Nannochloropsis oceanica as a Sustainable Source of n-3 Polyunsaturated Fatty Acids for Enrichment of Hen Eggs. Applied Sciences 11 8747, 1-13. https://doi.org/10.3390/app11188747
Observações
A aguardar a acreditação
Formador
Marta Maria de Melo Lopes Neves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-01-2025 (Sábado) | 10:00 - 12:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 25-01-2025 (Sábado) | 13:30 - 17:00 | 3:30 | Presencial |
3 | 01-02-2025 (Sábado) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
4 | 01-02-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 08-02-2025 (Sábado) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
6 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |