Práticas pedagógicas ativas e com IA turma 01
Apresentação
Desde 30 de novembro de 2022, todos passámos a interagir com chatbots, utilizando algo até então exclusivo da interação humana: a linguagem natural. Desde então, alunos e professores têm explorado a Inteligência Artificial Gerativa (IAG) de forma experimental, mesmo na ausência de orientações formais. Considerando a rápida evolução e as possibilidades e desafios que a IAG apresenta, como podemos integrá-la nas diferentes disciplinas? Quais as linhas orientadoras a seguir? Quais as preocupações éticas e de equidade a ter em conta? Que práticas pedagógicas devem ser adotadas? Como utilizar a IA para fomentar pedagogias ativas e a diferenciação pedagógica? Este curso, destinado a professores do ensino básico e secundário, visa responder a estas questões e dotar os formandos de conhecimento e competências essenciais para integrar a IAG no contexto educativo, independentemente da área disciplinar. Assim, o curso visa capacitar os professores para aplicar a IAG de forma prática e eficaz nas suas aulas, garantindo uma abordagem pedagógica ativa, diferenciada e ética, que prepare os alunos para os desafios tecnológicos do futuro.
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
No final deste curso, os formandos estarão aptos a integrar a IAG nas suas práticas pedagógicas de forma ética, equitativa e significativa, enriquecendo o ensino da disciplina que lecionam. Os formandos deverão ser capazes de aplicar a IAG de forma prática e eficaz nas aulas, garantindo uma abordagem pedagógica ativa, diferenciada e ética, que prepare os alunos para os desafios tecnológicos do futuro.
Conteúdos
O curso abordará: - Evolução tecnológica: compreensão das inovações tecnológicas e do impacto da IAG na educação. - Responsabilidade e ética: discussão sobre as questões éticas e de equidade associadas à implementação da IA na educação. - Preparação dos alunos para o futuro: estratégias para preparar os alunos para um mercado de trabalho cada vez mais digitalizado. - Práticas pedagógicas ativas e diferenciadas: exploração de práticas pedagógicas ativas e com diferenciação pedagógica utilizando a IAG, alinhadas com as competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e as aprendizagens essenciais.
Metodologias
Apresentação teórica. Reflexão conjunta / discussão. Experimentação e atividades práticas com IAG. Elaboração de projetos pedagógicos para aulas de áreas disciplinares diferenciadas. Avaliação / feedback.
Avaliação
De acordo com o RJFCP Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro e nos termos dos números 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2005, de 6 de maio, valorizando-se a lógica formativa e de acompanhamento durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base um Relatório Crítico Individual que integre os projetos elaborados e uma reflexão final. Os critérios de avaliação e as respetivas ponderações são: Participação 20%; Mobilização do Conhecimento 40%; Pensamento Crítico e Inovação 40%.
Bibliografia
Bowen, J. A. (2023). *Teaching with AI: A practical guide to a new era of human learning*. Johns Hopkins University PressComissão Europeia. (2021). Orientações éticas para educadores sobre a utilização e inteligência artificial (IA) no ensino e na aprendizagem. União Europeia. https://learning-corner.learning.europa.eu/learning-materials/use-artificial-intelligence-ai-and-data-teaching-and-learning_ptConselho Nacional de Educação. (2023). Estado da educação 2022: Edição 2023. CNE. https://www.cnedu.pt/pt/publicacoes/estado-da-educacao/2191-estado-da-educacao-2022Fitzpatrick, D. (2022). AI classroom: The essentials of artificial intelligence for education. John Catt EducationalHolmes, W., Persson, J., Chounta, I.-A., Wasson, B., Dimitrova, V. (2022). Artificial intelligence and education: A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law. Council of Europe. https://rm.coe.int/artificial-intelligence-and-education-a-critical-view-through-the-lens/1680a886bd
Formador
Ana Margarida Presa Teixeira da Fonseca
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 16-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
6 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
8 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |