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Práticas pedagógicas ativas e com IA nas aulas de Inglês turma 01

Apresentação

Desde 30 de novembro de 2022, todos passámos a interagir com chatbots, utilizando algo até então exclusivo da interação humana: a linguagem natural. Desde então, alunos e professores têm explorado a Inteligência Artificial Gerativa (IAG) de forma experimental, mesmo na ausência de orientações formais. Considerando a rápida evolução e as possibilidades e os desafios que a IAG apresenta, como podemos integrá-la nas aulas de Inglês? Quais as linhas orientadoras a seguir? Quais as preocupações éticas e de equidade a ter em conta? Que práticas pedagógicas devem ser adotadas? Como utilizar a IA para fomentar pedagogias ativas e a diferenciação pedagógica? Este curso, destinado a professores do ensino básico e secundário, visa responder a estas questões e dotar os formandos de conhecimento e competências essenciais para integrar a IAG no contexto educativo, especificamente nas aulas de Inglês. Assim, o curso visa capacitar os professores para aplicar a IAG de forma prática e eficaz nas aulas de Inglês, garantindo uma abordagem pedagógica ativa, diferenciada e ética, que prepare os alunos para os desafios tecnológicos do futuro.

Destinatários

Professores de Inglês (120, 220, 330)

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Inglês (120, 220, 330). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Inglês (120, 220, 330).

Objetivos

No final deste curso, os formandos estarão aptos a integrar a IAG nas suas práticas pedagógicas de forma ética, equitativa e significativa, enriquecendo o ensino de Inglês. Os formandos deverão ser capazes de aplicar a IAG de forma prática e eficaz nas aulas de Inglês, garantindo uma abordagem pedagógica ativa, diferenciada e ética, que prepare os alunos para os desafios tecnológicos do futuro.

Conteúdos

Módulos: 1 - Evolução tecnológica: compreensão das inovações tecnológicas e do impacto da IAG na educação - 3h presenciais 2 - Responsabilidade e ética: discussão sobre as questões éticas e de equidade associadas à implementação da IA na educação - 3h presenciais 3 - Práticas pedagógicas ativas e diferenciadas: exploração de práticas pedagógicas ativas e com diferenciação pedagógica utilizando a IAG, alinhadas com as competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e as aprendizagens essenciais - 6h presenciais 4 - Criação e experimentação de Cenários de Aprendizagem com integração de aplicações/ferramentas com IA - 10h online síncronas 5- Avaliação e feedback - 3h presenciais

Metodologias

Sessões teórico-práticas. Reflexão conjunta / discussão. Experimentação e atividades práticas com IAG. Elaboração de cenários de aprendizagem para as aulas de Inglês. Avaliação / feedback.

Avaliação

De acordo com o RJFCP – Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro e nos termos dos números 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2005, de 6 de maio, valorizando-se a lógica formativa e de acompanhamento durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base um Relatório Crítico Individual que integre os cenários elaborados e uma reflexão final. Os critérios de avaliação e as respetivas ponderações são: • Participação – 20%; • Mobilização do Conhecimento – 40%; • Pensamento Crítico e Inovação – 40%.

Bibliografia

Bowen, J. A. (2023). *Teaching with AI: A practical guide to a new era of human learning*. Johns Hopkins University PressFitzpatrick, D. (2022). AI classroom: The essentials of artificial intelligence for education. John Catt EducationalHolmes, W., Persson, J., Chounta, I.-A., Wasson, B., Dimitrova, V. (2022). Artificial intelligence and education: A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law. Council of Europe. https://rm.coe.int/artificial-intelligence-and-education-a-critical-view-through-the-lens/1680a886bdLiu, D., & Bridgeman, A. (2023, May 8). ChatGPT is old news: How do we assess in the age of writing co-pilots? Https://Educational-Innovation.sydney.edu.au/Teaching@Sydney; University of Sydney. https://educational-innovation.sydney.edu.au/teaching@sydney/chatgpt-is-old-news-how-do-we-assess-in-the-age-of-ai-writing-co-pilots/Lucas, M., Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro europeu de competência digital para educadores. UA Editora – Universidade de Aveiro. https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdf

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-03-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 25-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 27-03-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 03-04-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
5 22-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 24-04-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 29-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
8 06-05-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
9 08-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 20-03-2025
Fim: 08-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-131239/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: AE Rafael Bordalo Pinheiro + Videoconferência Zoom