428

Nesta Espécie de Espaços - PENICHE turma 02

Apresentação

O Plano Nacional da Artes (PNA), criado pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação tem como Missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e dos patrimónios na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. Nas escolas da rede PNA, o desenvolvimento dos Projetos Culturais de Escola (PCE) exige que o espaço seja, todo ele, território educativo e a programação em colaboração seja uma constante.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

I. Refletir sobre as oportunidades criadas pelos PCE’s no que diz respeito à presença das artes e dos patrimónios na escola, de forma diversificada; II. Aprender com diferentes tipos de espaço, através de processos artísticos, obras de arte e diferentes patrimónios; III. Envolver todos os sentidos na experimentação física do espaço; IV. Considerar a produção como um recurso pedagógico, criativo e transversal na abordagem aos conteúdos das várias disciplinas; V. Apoiar as diferentes disciplinas e o trabalho transdisciplinar; VI. Reconhecer o efeito transdisciplinar/indisciplinar das artes e dos patrimónios na gestão curricular; VII. Valorizar a fruição e a produção como forma de proporcionar aprendizagem e o desenvolvimento de competências no âmbito do PASEO;

Conteúdos

Aprender com diferentes tipos de espaços, através de processos artísticos, obras de arte e diferentes patrimónios é o mote para esta ação de formação, em que os formandos são convidados a realizar atividades, em diferentes cenários que analisam, estabelecendo relações com diferentes “espécies de espaços”, como lhes chamou Georges Perec. Assim, dos mais pequenos aos maiores, da folha de papel à sala de aula, do pátio da escola, à cidade ou ao campo, do espaço privado interno aos lugares públicos-externos, propõe-se a mobilização de diferentes pedagogias e processos artísticos, a descoberta de novas possibilidades para projetos transdisciplinares, onde o corpo e o espaço facilitam aprendizagens e o desenvolvimento de competências: compreendendo que o próprio espaço condiciona a nossa existência e molda as experiências de aprendizagem.

Metodologias

Modalidade de workshop Planificação em grupo de uma aula transversal, no museu, por grupo disciplinar.

Modelo

Questionário de satisfação sobre a ação de formação a enviar aos formandos, pelo CFAE.

Formador

Elisabete Libório da Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-01-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 08-01-2025
Fim: 08-01-2025
Acreditação: ACD08102024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Museu da Liberdade e Resistência (Peniche)

INSCREVER-ME