Super Searchers Portugal turma 01
Apresentação
O acesso facilitado à Internet, ao qual se junta a transição digital que se tem vindo a verificar na sociedade portuguesa, torna premente dotar crianças, jovens e adultos de competências de pesquisa de informação online. A proliferação de conteúdos falsos e enganadores na Internet, revela a necessidade de promoção de competências no domínio da literacia mediática, requerendo esforços conjuntos no domínio da educação, juventude e transição digital. O programa Super Searchers visa proteger os grupos mais vulneráveis tais como crianças, jovens e cidadãos séniores, de conteúdos falsos e enganadores, através da promoção das competências digitais dos respetivos professores e formadores. Os professores bibliotecários desenvolvem, há vários anos, ações que visam a capacitação dos alunos no âmbito da literacia informacional e mediática, pelo que se constituem como participantes naturais neste projeto.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial; Bibliotecários Municipais*
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial; Bibliotecários Municipais*. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Dinamizar sessões de formação para professores e bibliotecários municipais, disponibilizando metodologias e ferramentas para dotar o seu público-alvo de conhecimentos relevantes para uma pesquisa online proficiente. Assim, pretende-se aperfeiçoar as competências dos formandos para: - Interagirem de forma crítica com as informações apresentadas online; - Se tornarem mais eficientes em tarefas de pesquisa; - Encontrarem informações fiáveis e precisas com rapidez. - Saberem aplicar as metodologias e ferramentas disponibilizadas com elementos da sua comunidade.
Conteúdos
Avaliar competências de pesquisa atuais: - Verificar a reivindicação de imagens e vídeos; - Rastrear o contexto de uma reivindicação; Pesquisar online- técnicas para obter melhores resultados: - Explorar a página de resultados e o motor de pesquisa do Google; - Aperfeiçoar uma pesquisa. 4 passos simples para melhorar a literacia de informação: - Aprender quando parar e pensar de forma crítica; - Aprender a investigar a fonte; - Saber encontrar a melhor cobertura; - Saber rastrear reivindicações, citações e multimédia. Inteligência Artificial Generativa e Literacia Mediática: - Experienciar a IA na Pesquisa; - Saber como a IA Generativa gera respostas e que fontes utiliza; - Aprender a identificar imagens geradas por IA Generativa; - Perceber a confiabilidade de uma imagem gerada por IA; - Conhecer os 5 aspetos essenciais para começar a usar a IA Generativa. Pesquisa Segura do Google: - Saber como funciona a Pesquisa Segura - Aprender a gerir as configurações da Pesquisa Segura; - Saber como filtrar, esbater, desativar conteúdos impróprios ou explícitos; - Conhecer como bloquear a pesquisa segura em contas, dispositivos e redes; - Aprender como denunciar conteúdos impróprios (site, imagem, anúncio).
Metodologias
As sessões terão um caráter prático, com exercícios de aplicação das metodologias e ferramentas abordadas.
Avaliação
Frequência
Modelo
Questionário enviado após a realização da ACD
Observações
* Bibliotecários Municipais que pretendam frequentar esta ação, deverão inscrever-se através do formulário enviado pelas formadoras para as Bibliotecas Municipais
* Bibliotecários Municipais que pretendam frequentar esta ação, deverão inscrever-se através do formulário enviado pelas formadoras para as Bibliotecas Municipais
Formador
Eduarda Maria da Silva Ribeiro Mota
Paula da Conceição Rodrigues Ribeiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-01-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |