
A Música como motor de criatividade, aprendizagem e desenvolvimento da criança turma 01
Apresentação
Atualmente os estudos comprovam que a Música ajuda ao desenvolvimento psico-motor das crianças. O contacto da criança com a música desde tenra idade contribui para o seu bem-estar físico e emocional e ajuda no desenvolvimento de competências motoras e sociais. A infância é um momento de descoberta para o Ser Humano, em que a Família tem um papel fulcral no acompanhamento da criança, e a Escola complementa e apoia esse esforço, propondo desafios e aprendizagens que os alunos normalmente não obtêm em casa. Por outro lado, a Música como ferramenta de apoio às aulas e como recurso didático, é um poderoso facilitador de aprendizagens, um motor de criatividade e um contributo para o desenvolvimento da criança desde cedo. Isto é uma realidade tão importante, que a investigação mais recente nesta área sugere grandes benefícios se a Música for utilizada ao longo de todo o percurso escolar dos alunos. No pré-escolar e 1o ciclo, isto adquire particular relevância, já que a Música pode contribuir para trazer uma vertente mais lúdica e social à aprendizagem, ao mesmo tempo que apela à criatividade da criança e ajuda a tornar os conteúdos programáticos mais apelativos e fáceis de compreender e apreender pelos alunos. Assim, este curso visa ajudar os professores do pré-escolar e 1o ciclo a renovar conhecimentos sobre a importância e papel da música no desenvolvimento da criança a todos os níveis, ao mesmo tempo que prepara estes docentes para usarem sabiamente a música nas suas aulas.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;.
Objetivos
Atualmente os estudos comprovam que a Música ajuda ao desenvolvimento psico-motor das crianças. O contacto da criança com a música desde tenra idade contribui para o seu bem-estar físico e emocional e ajuda no desenvolvimento de competências motoras e sociais. A infância é um momento de descoberta para o Ser Humano, em que a Família tem um papel fulcral no acompanhamento da criança, e a Escola complementa e apoia esse esforço, propondo desafios e aprendizagens que os alunos normalmente não obtêm em casa. Por outro lado, a Música como ferramenta de apoio às aulas e como recurso didático, é um poderoso facilitador de aprendizagens, um motor de criatividade e um contributo para o desenvolvimento da criança desde cedo. Isto é uma realidade tão importante, que a investigação mais recente nesta área sugere grandes benefícios se a Música for utilizada ao longo de todo o percurso escolar dos alunos. No pré-escolar e 1o ciclo, isto adquire particular relevância, já que a Música pode contribuir para trazer uma vertente mais lúdica e social à aprendizagem, ao mesmo tempo que apela à criatividade da criança e ajuda a tornar os conteúdos programáticos mais apelativos e fáceis de compreender e apreender pelos alunos. Assim, este curso visa ajudar os professores do pré-escolar e 1o ciclo a renovar conhecimentos sobre a importância e papel da música no desenvolvimento da criança a todos os níveis, ao mesmo tempo que prepara estes docentes para usarem sabiamente a música nas suas aulas.
Conteúdos
Atualmente os estudos comprovam que a Música ajuda ao desenvolvimento psico-motor das crianças. O contacto da criança com a música desde tenra idade contribui para o seu bem-estar físico e emocional e ajuda no desenvolvimento de competências motoras e sociais. A infância é um momento de descoberta para o Ser Humano, em que a Família tem um papel fulcral no acompanhamento da criança, e a Escola complementa e apoia esse esforço, propondo desafios e aprendizagens que os alunos normalmente não obtêm em casa. Por outro lado, a Música como ferramenta de apoio às aulas e como recurso didático, é um poderoso facilitador de aprendizagens, um motor de criatividade e um contributo para o desenvolvimento da criança desde cedo. Isto é uma realidade tão importante, que a investigação mais recente nesta área sugere grandes benefícios se a Música for utilizada ao longo de todo o percurso escolar dos alunos. No pré-escolar e 1o ciclo, isto adquire particular relevância, já que a Música pode contribuir para trazer uma vertente mais lúdica e social à aprendizagem, ao mesmo tempo que apela à criatividade da criança e ajuda a tornar os conteúdos programáticos mais apelativos e fáceis de compreender e apreender pelos alunos. Assim, este curso visa ajudar os professores do pré-escolar e 1o ciclo a renovar conhecimentos sobre a importância e papel da música no desenvolvimento da criança a todos os níveis, ao mesmo tempo que prepara estes docentes para usarem sabiamente a música nas suas aulas.
Metodologias
Sessões teórico-práticas: SESSÕES ASSÍNCRONAS: Ferramentas didáticas: recursos multimédia, manuais digitais, recursos variados: perguntas de resposta aberta, fóruns, glossários, formulários, email. SESSÕES SÍNCRONAS: Ferramenta didática: Videoconferência. Metodologias: dinâmicas de grupo; debates para sedimentar conhecimentos e esclarecer as dúvidas que os formandos tenham acerca dos conteúdos do curso. Avaliação: monitorização das participações e intervenções dos formandos.
Avaliação
Sessões teórico-práticas: SESSÕES ASSÍNCRONAS: Ferramentas didáticas: recursos multimédia, manuais digitais, recursos variados: perguntas de resposta aberta, fóruns, glossários, formulários, email. SESSÕES SÍNCRONAS: Ferramenta didática: Videoconferência. Metodologias: dinâmicas de grupo; debates para sedimentar conhecimentos e esclarecer as dúvidas que os formandos tenham acerca dos conteúdos do curso. Avaliação: monitorização das participações e intervenções dos formandos.
Bibliografia
CATMULL, Ed e WALLACE, Amy (2020). Criatividade. Clube do Autor. Lisboa. GODINHO, José Carlos e BRITO, Maria José Nunes de (2010). As artes no jardim-de-infância. Direção geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Lisboa. GORDON, Edwin E. (2015). Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. LEVITIN, Daniel J. (2013). Uma paixão humana – o seu cérebro e a música. Bizâncio. Lisboa. ROOYACKERS, Paul e HURD, Cecil (1999). 101
Formador
Francesco Luciani
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online assíncrona |
5 | 07-03-2025 (Sexta-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online assíncrona |
7 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Online assíncrona |
8 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 14-03-2025 (Sexta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online assíncrona |
10 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Online assíncrona |
11 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online síncrona |