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PLNM - desafios para quem ensina e para quem aprende turma 01

Apresentação

• O afluxo de alunos estrangeiros nas escolas portuguesas obriga a uma reorganização do ensino da disciplina de PLNM e ao desenvolvimento de competências pedagógicas e didáticas ajustadas aos novos desafios; • Desenvolvimento de estratégias de ensino de PLNM que vão ao encontro das necessidades dos alunos de outros universos linguísticos e culturais, promovendo a sua inclusão e sucesso escolares no sistema de ensino português, fomentando deste modo o inter-relacionamento com os seus pares, no seio ou no exterior da comunidade escolar. • Aquisição de conhecimentos científicos e didáticos que contribuam para uma educação inclusiva deste público específico, reconhecendo e valorizando a sua diversidade linguística e cultural, através de dinâmicas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem da língua portuguesa e o seu desenvolvimento enquanto língua de escolarização.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

No final do curso de formação, os formandos deverão ser capazes de: (1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais; (2) Identificar e caracterizar níveis de proficiência linguística; (3) Identificar e interpretar os normativos legais e os documentos de referência; (4) Aprofundar e desenvolver conhecimentos científicos e didático-pedagógicos; (5) Reconhecer a importância e a função de referenciais como o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (e “Companion Volume”); (6) Contactar com diferentes abordagens e estratégias de ensino do português; (8) Reconhecer diferentes modelos de desenvolvimento de materiais didáticos; (9) Produzir e adaptar materiais didáticos para o desenvolvimento das competências comunicativas; (11) Planificar e construir sequências de atividades didáticas.

Conteúdos

1. Conceitos fundamentais; 2. A competência plurilingue e pluricultural; 3. Métodos e abordagens de ensino; 4. O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas; 5. O Portefólio Europeu de Línguas; 6. Documentos de referência e orientadores para o PLNM; 5. Avaliação da proficiência linguística; 6. Orientações metodológicas para o desenvolvimento das competências orais e escritas; 7. Desenvolvimento de materiais didáticos para o PLNM (e PLA)

Metodologias

A ação assumirá um caráter teórico e teórico-prático, alternando entre trabalho autónomo e em grupo. Ao longo do curso serão dados a conhecer métodos, abordagens e estratégias para o ensino do PLNM nas suas diferentes dimensões, assumindo-se também como um momento para a partilha de experiências.

Avaliação

A avaliação dos formandos é feita de modo contínuo, isto é, com base na sua participação nas sessões síncronas. Irá igualmente incidir sobre o processo de trabalho e os produtos que dele decorrem (trabalhos, reflexões, organização e condução de sessões práticas), os quais revelam a consolidação dos conteúdos abordados, evidenciando a aplicação em contexto das temáticas e metodologias trabalhadas durante a formação. Os critérios de avaliação e respetivos parâmetros são definidos de acordo com as características do trabalho realizado - participação nas sessões síncronas, realização dos exercícios propostos, partilha e discussão de grupo, trabalho final. As tarefas realizadas pelos formandos em contexto de sessões síncronas e registadas por escrito, assim como os exercícios práticos, devem ser organizadas sob a forma de um portefólio, ao qual os formandos deverão juntar contributos reflexivos sobre as suas práticas e sobre a formação. A avaliação realizar-se-á de acordo com o determinado no ECD, nas orientações do CCPFC e nos regulamentos do CFAE.

Bibliografia

Conselho da Europa, Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação; Porto; Edições ASA; 2001.Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Aprendizagens Essenciais – Ensino Básico; 2018. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basicoDireção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Aprendizagens Essenciais – Ensino Secundário; 2018. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundarioDireção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Estudo de caracterização e avaliação de impacto da aplicação do Português Língua Não Materna (PLNM) no ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e no ensino secundário; 2014. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/estudo_plnm.pdfDireção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Proposta de Orientações Programáticas de Português Língua não Materna (PLNM) para os Ensinos Básico e Secundário; 2014. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/2_proposta_de_orientacoes_programaticas_plnm.pdf

Formador

Soraia Valy Mamade Feiteira Lourenço

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-01-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 31-01-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 07-02-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 14-02-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 21-02-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
6 28-02-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
7 07-03-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
8 14-03-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
Início: 24-01-2025
Fim: 28-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130053/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Videoconferência zoom