PLNM - desafios para quem ensina e para quem aprende turma 01
Apresentação
O afluxo de alunos estrangeiros nas escolas portuguesas obriga a uma reorganização do ensino da disciplina de PLNM e ao desenvolvimento de competências pedagógicas e didáticas ajustadas aos novos desafios; Desenvolvimento de estratégias de ensino de PLNM que vão ao encontro das necessidades dos alunos de outros universos linguísticos e culturais, promovendo a sua inclusão e sucesso escolares no sistema de ensino português, fomentando deste modo o inter-relacionamento com os seus pares, no seio ou no exterior da comunidade escolar. Aquisição de conhecimentos científicos e didáticos que contribuam para uma educação inclusiva deste público específico, reconhecendo e valorizando a sua diversidade linguística e cultural, através de dinâmicas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem da língua portuguesa e o seu desenvolvimento enquanto língua de escolarização.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
No final do curso de formação, os formandos deverão ser capazes de: (1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais; (2) Identificar e caracterizar níveis de proficiência linguística; (3) Identificar e interpretar os normativos legais e os documentos de referência; (4) Aprofundar e desenvolver conhecimentos científicos e didático-pedagógicos; (5) Reconhecer a importância e a função de referenciais como o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (e Companion Volume); (6) Contactar com diferentes abordagens e estratégias de ensino do português; (8) Reconhecer diferentes modelos de desenvolvimento de materiais didáticos; (9) Produzir e adaptar materiais didáticos para o desenvolvimento das competências comunicativas; (11) Planificar e construir sequências de atividades didáticas.
Conteúdos
1. Conceitos fundamentais; 2. A competência plurilingue e pluricultural; 3. Métodos e abordagens de ensino; 4. O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas; 5. O Portefólio Europeu de Línguas; 6. Documentos de referência e orientadores para o PLNM; 5. Avaliação da proficiência linguística; 6. Orientações metodológicas para o desenvolvimento das competências orais e escritas; 7. Desenvolvimento de materiais didáticos para o PLNM (e PLA)
Metodologias
A ação assumirá um caráter teórico e teórico-prático, alternando entre trabalho autónomo e em grupo. Ao longo do curso serão dados a conhecer métodos, abordagens e estratégias para o ensino do PLNM nas suas diferentes dimensões, assumindo-se também como um momento para a partilha de experiências.
Avaliação
A avaliação dos formandos é feita de modo contínuo, isto é, com base na sua participação nas sessões síncronas. Irá igualmente incidir sobre o processo de trabalho e os produtos que dele decorrem (trabalhos, reflexões, organização e condução de sessões práticas), os quais revelam a consolidação dos conteúdos abordados, evidenciando a aplicação em contexto das temáticas e metodologias trabalhadas durante a formação. Os critérios de avaliação e respetivos parâmetros são definidos de acordo com as características do trabalho realizado - participação nas sessões síncronas, realização dos exercícios propostos, partilha e discussão de grupo, trabalho final. As tarefas realizadas pelos formandos em contexto de sessões síncronas e registadas por escrito, assim como os exercícios práticos, devem ser organizadas sob a forma de um portefólio, ao qual os formandos deverão juntar contributos reflexivos sobre as suas práticas e sobre a formação. A avaliação realizar-se-á de acordo com o determinado no ECD, nas orientações do CCPFC e nos regulamentos do CFAE.
Bibliografia
Conselho da Europa, Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação; Porto; Edições ASA; 2001.Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Aprendizagens Essenciais Ensino Básico; 2018. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basicoDireção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Aprendizagens Essenciais Ensino Secundário; 2018. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundarioDireção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Estudo de caracterização e avaliação de impacto da aplicação do Português Língua Não Materna (PLNM) no ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e no ensino secundário; 2014. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/estudo_plnm.pdfDireção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Proposta de Orientações Programáticas de Português Língua não Materna (PLNM) para os Ensinos Básico e Secundário; 2014. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/2_proposta_de_orientacoes_programaticas_plnm.pdf
Formador
Soraia Valy Mamade Feiteira Lourenço
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-01-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 31-01-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 07-02-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 14-02-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 21-02-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
6 | 28-02-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
7 | 07-03-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
8 | 14-03-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |