DAR PALAVRA À VOZ turma 01
Apresentação
Na prática letiva a voz assume uma importância fulcral, enquanto elemento de expressão e comunicação na prática profissional do docente. Os problemas de saúde profissional dos agentes educativos, resultantes do uso indevido da voz provocam afonia, rouquidão, tosse, gerando situações de comunicação deficiente e deficientes práticas pedagógicas. A aprendizagem de competências básicas através do uso da voz, enquanto ferramenta profissional na prática pedagógica, requer uma eficiente utilização da voz nas práticas curriculares e extra-curriculares com os alunos, nomeadamente nas práticas artísticas - teatro, teatro de marionetas, palestras, locução.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Conhecer as competências básicas do uso da voz e sua utilização como ferramenta quotidiana na prática pedagógica; - Utilizar a voz nas práticas curriculares e extra-curriculares com os alunos, nomeadamente nas práticas artísticas - teatro, teatro de marionetas, palestras, locução; - Usar competentemente e saudavelmente a voz, na expressividade da comunicação, como elemento desinibidor do profissionalismo docente; - Conhecer as potencialidades do uso do aparelho respiratório, como uma entidade orgânica integrada num corpo, dotado de especificidades físicas, na e para a prática lectiva; - Utilizar tecnicamente o corpo e a voz ,na perspectiva da sua utilização saudável no processo de ensino-aprendizagem.
Conteúdos
1. Introdução e Apresentação da Acção de Formação - 1 hora. 2. A VOZ - 3 horas: 2.1. A voz humana como instrumento fónico; 2.2. A influência do aparelho respiratório na definição e utilização da Voz; 2.3. O Aparelho fonador; 2.4. O Aparelho ressonador; 2.5. O corpo (estrutura muscular, ressonadores, estrutura óssea) e a Voz; 3. A PALAVRA E A VOZ - 3 horas. 3.1. Os diferentes tipos de texto (poético; narrativo; dramático; conto; radiofónico; guião; jornalístico, etc.). 4. A VOZ - 3 horas. 4.1. Timbres; 4.2. Efeitos de voz. 5. A VOZ E O ESPAÇO - 3 horas. 5.1. A relação física da Voz e o Espaço (sala de aula, rua, auditório). 6. Locução & Dicção - 9 horas. 6.1. Técnicas e Práticas de Leitura (Sons onomatopaicos, ritmo, tempo, respiração e leitura de textos); 6.2. A Voz na Construção de uma "Personagem" (Estrutura física, estrutura psicológica e figurino); 6.3. Práticas de Higiene vocal; 6.4. Exercícios para a manutenção de uma Voz saudável (Yoga, Chi Kung, Natação, Massagem, Terapia da Fala); 7. Avaliação 3 horas. 7.1. Apresentação do Exercício individual; 7.2. Apresentação do Exercício coletivo; 7.3. Apreciações e considerações sobre a Avaliação das apresentações.
Metodologias
Sessões teóricas; Sessões teórico-práticas; Sessões práticas(Exercícios de dicção e colocação de voz).
Avaliação
Relatório individual sobre os conteúdos da ação e sobre as práticas associadas aos conteúdos empreendidas, avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua dos Professores e demais cartas circulares sobre a mesma.
Bibliografia
http://www.escolaunileiser.hpg.ig.com.br/Ciencia_e_Educacao/1/aparelhofonador.htmhttp://www.geocities.com/Vienna/9177/aparelho.htmhttp://netpage.estaminas.com.br/waldirp/fisiologia_da_voz.htmhttp://www.fonolabor.hpg.ig.com.br/higiene_vocal.htmMascarenhas, Marco, Curso de Prática Vocal, Lisboa, 2002
Formador
José Manuel Ramalho Correia
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
8 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |