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Ferramentas e competências para os novos desafios dos professores. turma 01

Apresentação

Ao sistema educativo e à escola, enquanto organização promotora de aprendizagens formais das crianças e jovens, colocam-se atualmente um conjunto de desafios de enorme responsabilidade social, cultural e cívica. O mundo atual coloca novos desafios à educação e consequentemente às novas gerações, resultante do avanço do conhecimento científico e tecnológico a um ritmo vertiginoso exigindo novas abordagens de ensino e aprendizagem. As questões relacionadas com identidade e segurança, sustentabilidade, interculturalidade, inovação e criatividade estão no cerne do debate atual. As conexões entre o indivíduo e a sociedade e, concomitantemente, entre o passado e o futuro, colocam à educação e à escola múltiplos desafios que suscitam diversas questões. Por exemplo, saber como podem os sistemas educativos contribuir para o desenvolvimento de valores e de competências nos alunos que lhes permitam responder aos desafios complexos deste século e fazer face às imprevisibilidades resultantes da evolução do conhecimento e da tecnologia. É neste contexto que a escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar, tem de se ir reconfigurando para responder às exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas (PASEO, 2018).

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico, Ensino Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico, Ensino Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

. Compreender os novos desafios da atualidade e identificar novas prioridades para a missão educativa; . Refletir sobre novas formas organizacionais e metodológicas ativas de aprendizagem; . Integrar nas práticas pedagógicas de novas competências de gestão curricular e literacia digital: . Reforçar a importância da avaliação pedagógica como parte integrante do processo de aprendizagem; . Reforçar a necessidade de aprendizagem ao longo da vida; . Observar outras realidades e práticas internacionais, como fator de enriquecimento pessoal e profissional;

Conteúdos

Módulos: 1. A centralidade do Perfil de Competências do Aluno à saída da escolaridade Obrigatória (PASEO) no processo de aprendizagem 2. As Equipas Educativas como sistema organizacional facilitador da articulação/integração curricular 3. Integração das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica 4. Metodologias ativas de aprendizagem com recurso ao digital 5. Diferenciação pedagógica, diversidade e inclusão 6. A integração da avaliação pedagógica no processo de aprendizagem 7. Perspetivas educativas no contexto europeu do programa ERASMUS+ 8. Colaboração e desenvolvimento profissional contínuo

Metodologias

Sessões teóricas e teórico-práticas Será adotada uma metodologia ativa de trabalho, através de sessões de trabalho presencial e online com a duração de 3h, tomando como referência os temas/conteúdos elencados. Para cada tema será convidado um ou mais especialistas de referência para enquadramento concetual e apoio à reflexão, seguindo-se momentos de partilha de “boas” práticas, desenvolvidas em escolas que possam constituir uma referência de sustentação da reflexão. Todos os materiais e recursos produzidos serão partilhados em plataforma própria, ficando acessíveis a todos os formandos.

Avaliação

De acordo com o RJFCP – Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro e nos termos dos números 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2005, de 6 de maio, valorizando-se a lógica formativa e de acompanhamento. Critérios de avaliação: . Participação – 20% . Mobilização do conhecimento – 40% . Pensamento crítico – 40%

Bibliografia

Equity and Inclusion in Education: Finding Strength Through Diversity; OCDE, 2023https://read.oecd-ilibrary.org/education/equity-and-inclusion-in-education_e9072e21-en#page1Perfil do Aluno à Saída de Escolaridade do Aluno (PASEO, 2018)Perfil do Aluno competências para o século XXI – Relatório técnico; CNE, 2017

Observações

Ação de formação de suporte à rede colaborativa da Comunidade de Práticas do CFAE Centro Oeste, no âmbito do desenvolvimento da articulação do currículo, cidadania e do digital.

Formador

Carlos Alberto da Pedreira Simões

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-01-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 20-02-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 06-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 27-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 23-04-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 06-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 22-05-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 26-06-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
Início: 30-01-2025
Fim: 26-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-132098/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: AE Rafael Bordalo Pinheiro+ outros Agrupamentos +online ZOOM