Ferramentas e competências para os novos desafios dos professores. turma 02
Apresentação
Ao sistema educativo e à escola, enquanto organização promotora de aprendizagens formais das crianças e jovens, colocam-se atualmente um conjunto de desafios de enorme responsabilidade social, cultural e cívica. O mundo atual coloca novos desafios à educação e consequentemente às novas gerações, resultante do avanço do conhecimento científico e tecnológico a um ritmo vertiginoso exigindo novas abordagens de ensino e aprendizagem. As questões relacionadas com identidade e segurança, sustentabilidade, interculturalidade, inovação e criatividade estão no cerne do debate atual. As conexões entre o indivíduo e a sociedade e, concomitantemente, entre o passado e o futuro, colocam à educação e à escola múltiplos desafios que suscitam diversas questões. Por exemplo, saber como podem os sistemas educativos contribuir para o desenvolvimento de valores e de competências nos alunos que lhes permitam responder aos desafios complexos deste século e fazer face às imprevisibilidades resultantes da evolução do conhecimento e da tecnologia. É neste contexto que a escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar, tem de se ir reconfigurando para responder às exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas (PASEO, 2018).
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico, Ensino Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico, Ensino Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
. Compreender os novos desafios da atualidade e identificar novas prioridades para a missão educativa; . Refletir sobre novas formas organizacionais e metodológicas ativas de aprendizagem; . Integrar nas práticas pedagógicas de novas competências de gestão curricular e literacia digital: . Reforçar a importância da avaliação pedagógica como parte integrante do processo de aprendizagem; . Reforçar a necessidade de aprendizagem ao longo da vida; . Observar outras realidades e práticas internacionais, como fator de enriquecimento pessoal e profissional;
Conteúdos
Módulos: 1. A centralidade do Perfil de Competências do Aluno à saída da escolaridade Obrigatória (PASEO) no processo de aprendizagem 2. As Equipas Educativas como sistema organizacional facilitador da articulação/integração curricular 3. Integração das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica 4. Metodologias ativas de aprendizagem com recurso ao digital 5. Diferenciação pedagógica, diversidade e inclusão 6. A integração da avaliação pedagógica no processo de aprendizagem 7. Perspetivas educativas no contexto europeu do programa ERASMUS+ 8. Colaboração e desenvolvimento profissional contínuo
Metodologias
Sessões teóricas e teórico-práticas Será adotada uma metodologia ativa de trabalho, através de sessões de trabalho presencial e online com a duração de 3h, tomando como referência os temas/conteúdos elencados. Para cada tema será convidado um ou mais especialistas de referência para enquadramento concetual e apoio à reflexão, seguindo-se momentos de partilha de boas práticas, desenvolvidas em escolas que possam constituir uma referência de sustentação da reflexão. Todos os materiais e recursos produzidos serão partilhados em plataforma própria, ficando acessíveis a todos os formandos.
Avaliação
De acordo com o RJFCP Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro e nos termos dos números 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2005, de 6 de maio, valorizando-se a lógica formativa e de acompanhamento. Critérios de avaliação: . Participação 20% . Mobilização do conhecimento 40% . Pensamento crítico 40%
Bibliografia
Equity and Inclusion in Education: Finding Strength Through Diversity; OCDE, 2023https://read.oecd-ilibrary.org/education/equity-and-inclusion-in-education_e9072e21-en#page1Perfil do Aluno à Saída de Escolaridade do Aluno (PASEO, 2018)Perfil do Aluno competências para o século XXI Relatório técnico; CNE, 2017
Observações
Ação de formação de suporte à rede colaborativa da Comunidade de Práticas do CFAE Centro Oeste, no âmbito do desenvolvimento da articulação do currículo, cidadania e do digital.
Formador
Ana Margarida Silva Batalha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 22-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 08-06-2025 (Domingo) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |