A Inteligência Emocional na Diversidade e na Inclusão turma 01
Apresentação
A Inteligência Emocional foi sendo colocada em segundo plano relativamente à Razão e Cognição, no entanto é a emoção que está no comando das nossas vidas, no quanto nos mantem estáveis e motivados para aprender e raciocinar, no quanto nos permite compreender o outro, responder de forma assertiva, no quanto acertamos nas decisões que tomamos... Inteligência Emocional - Um novo mundo a ser aprofundado nas escolas quando, numa premissa de inclusão e atendimento à diversidade, o objetivo é o sucesso.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Abordar uma perspetiva diferente de Inteligência Emocional - Proporcionar desenvolvimento pessoal e autoconhecimento. - Mais do que saber controlar ou lidar com emoções, conhecer formas de potencializar a Inteligência Emocional para o sucesso e bem-estar. - Saber extrair do outro a sua melhor versão com inteligência Emocional. - Aprender estratégias de desenvolvimento de Inteligência Emocional para os professores e para os alunos numa perspetiva inclusiva. - Conhecer estratégias de Aprendizagem Cooperativa enquanto processo de ensino e aprendizagem inclusivo.
Conteúdos
1. - Introdução à Inteligência Emocional / - A nossa vida com e sem IE / - Quem é o professor com IE. 2. - Eliminação de barreiras à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências / - Potencialização dos recursos internos / - O poder da comunicação. 3. - Metas e objetivos definidos de forma neurologicamente correta para professores e alunos / - Visão positiva de futuro indispensável ao sucesso. 4. - Perfil Comportamental I / - A importância do autoconhecimento e identidade / - Como potencializar habilidades e competências. 5. - Perfil Comportamental II / - Estratégias para um ambiente escolar de excelência. 6. - Estratégias e práticas de excelência para desenvolver com os alunos I - Aprendizagem Cooperativa / - Gestão do tempo, gestão do sucesso. 7. - Estratégias e práticas de excelência para desenvolver com os alunos II - Literacia Financeira 8. - Estratégias e práticas de excelência para desenvolver com os alunos III - Inteligência Emocional.
Metodologias
Sessões teóricas e teórico-práticas. Será adotada uma metodologia ativa de trabalho, através de sessões reflexivas em torno das temáticas previstas, com recurso a apresentações de informação e a dinâmicas de trabalho colaborativo entre pares, com partilha de recursos e conclusões em grande grupo
Avaliação
De acordo com o RJFCP Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro e nos termos dos números 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2005, de 6 de maio, valorizando-se a lógica formativa e de acompanhamento ao longo do processo. Critérios de Avaliação: . Participação - 20% . Mobilização do conhecimento - 40% . Pensamento crítico - 40%
Modelo
Preenchimento de questionário de avaliação da ação por formulário a enviar pelo CFAE aos participantes
Bibliografia
Chagas, Susana (2020). Entre Paradigmas na Educação Antes e Depois da Pandemia. Porto, 5Livros Editora.Goleman, Daniel (1996). Inteligência Emocional. Barcelona, KairosVieira, Paulo (2020). O Poder da Ação. (2ª edição) S. Paulo, 4Estações Editora.- Vieira, Paulo; Silva Deibson (2018). Decifre e Influencie Pessoas. (11ª edição) S. Paulo, Editora Gente
Formador
Susana Isabel Dias Chagas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 04-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |