443

Articular Narrativas - escrita e plástica turma 01

Apresentação

Esta formação pretende contribuir para o desenvolvimento de aptidões plásticas que permitam construir aulas de cariz prático e que remetam para o exercício visual, conferindo ao processo de ensino um carácter mais criativo e lúdico. Pretende-se construir uma história, partindo de uma fábula ou lenda, adaptada à nossa fauna selvagem. Não pretende representar apenas o que se vê pois os personagens das histórias têm uma vida intensa, em simbiose com outros seres. Numa primeira fase estruturar-se-á a forma e, depois, tecido a tecido, linha a linha, começar a história. A modelação/construção em tecido permitirá desenvolver capacidades criativas e conhecimentos de técnicas de criação de objetos e formas. Esta formação assume o papel de promover a interdisciplinaridade, de natureza prática, entre docentes de Português e Artes Visuais favorecendo a flexibilidade e articulação curricular e, assim, a criação de um ambiente educativo favorável à realização de uma aprendizagem enriquecida onde se cruzam diferentes “narrativas”. Pretende-se suscitar, nos docentes, uma atitude reflexiva relativamente às atividades plásticas, às suas potencialidades e à sua aplicação em sala de aula.

Destinatários

Professores dos grupos 300 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 300 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 300 e 600.

Objetivos

Desenvolver a operacionalização da flexibilidade curricular entre Português e Artes Visuais. Desenvolver a imaginação, sensibilidade e estimulação tátil. Promover a realização de atividades plásticas em sala de aula. Reconhecer, na experiência tridimensional, uma ferramenta que favorece a expressão artística. Adaptar objetos tridimensionais a projetos desenvolvidos em várias disciplinas. Desenvolver trabalho multidisciplinar através do cruzamento de diferentes narrativas. Transformar personagens de fábulas ou contos em esculturas. Criar figuras tridimensionais tendo em conta a estrutura, forma, superfície e textura. Conhecer materiais, técnicas e ferramentas de modelação/ construção de uma escultura em tecido. Sensibilizar para a reutilização de desperdício de materiais em projetos artísticos. Acentuar a importância da reciclagem e o seu impacto no modo de vida da sociedade. Desenvolver projetos de aprendizagem, com sentido inovador, procurando respostas que fomentem o uso de novas ideias, métodos e linguagem estética e técnica. Valorizar o património imaterial (contos, fábulas ou lendas).

Conteúdos

Diferentes materiais necessários à construção de uma escultura em tecido -propriedades, plasticidade e texturas. Seleção ou construção de uma fábula ou conto. Estudo das suas personagens. Transformação das personagens, da fábula ou conto, em formas tridimensionais. Apresentação dos utensílios utilizados na técnica de construção da escultura. Modelação das personagens – Estrutura, proporcionalidade, forma, movimento, equilíbrio, expressão e textura. Construção e apresentação das narrativas com recurso às esculturas criadas. A forma tridimensional e a sua relação com o espaço.

Metodologias

Sessões teóricas e sessões teórico-práticas.

Avaliação

A avaliação do/a formando/a pressupõe o seguinte: - A presença em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação; - A participação e o trabalho desenvolvido nas sessões de formação; - A produção individual de um relatório de reflexão crítica. A avaliação a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores. Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

Silva, Francisaco Vaz (2013). Contos Completos Irmãos Grimm. Ed. Temas e Debates.Ventura, Ana (2018). Lendas Portuguesas Contadas de Novo 2ª edição. Fábula.Potter, Beatrix (2018). Contos Completos. PIM Edições.Dukeo, Dennis; Harding, Deborah (1987). QUILTS. Herausgeber Editors.Clérin, Philippe (2000). La Sculpture – Tout les Techniques. Ed. Dessain et Tolra.

Observações

Inscrições abertas a partir de 18 de dezembro. ATENÇÃO: ALTERAÇÃO DE CALENDÁRIO E HORÁRIO DESTA AÇÃO DE FORMAÇÃO. CONSULTE CLAENDÁRIO.

Formador

Olga Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
2 25-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
3 11-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
4 18-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
5 25-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
6 01-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
7 22-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 18-02-2025
Fim: 22-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130242/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro