
Autismo - Vozes desencontradas turma 01
Apresentação
A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma condição neurodesenvolvimental que afeta a comunicação, interação social, comportamento e a aprendizagem. No contexto educativo, é essencial que todos os profissionais sejam capacitados para compreender, apoiar e promover a inclusão eficaz de alunos com PEA. Os professores dos vários níveis e ciclos de educação necessitam compreender as características do autismo que contribua para um melhor suporte aos alunos que apresentam essa condição. Esta formação visa fornecer algumas ferramentas e estratégias específicas para facilitar a comunicação, a interação social e a adaptação do currículo, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender. Neste contexto, consideramos importante promover uma reflexão sobre os novos desafios educativos face ao crescimento do número de casos diagnosticados como Perturbação de Espectro do Autismo, discutir modelos organizacionais e promover partilha de práticas de referência.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
. Contribuir para a reorganização da escola face a estas novas exigências; . Produzir alterações positivas no procedimento dos diversos atores na escola no domínio das respostas adequadas ao aumento de alunos com PEA; . Sensibilizar a comunidade escolar para as especificidades do processo ensino-aprendizagem neste domínio da Educação Inclusiva; . Potenciar as competências dos docentes e contribuir para a melhoria das aprendizagens dos alunos.
Conteúdos
1. Apresentação da ação/Intervenções iniciais; Enquadramento teórica e científico sobre a Perturbação do Espectro do Autismo (4h) 2. Aspetos relevantes para uma ajustada Interação Escola-Família; Práticas de comunicação com a família (4h) 3. Estratégias de intervenção pedagógica com alunos do espetro do autismo no contexto dos Centros de Apoio à Aprendizagem e de sala de aula (4h) 4. Partilha, análise e discussão de práticas de referência no domínio da intervenção educativa com alunos com Perturbações do espetro do autismo. Avaliação. (3 h).
Metodologias
. Especialistas convidados para cada uma das sessões, nomeadamente: Psicóloga com pós-graduação em neuropsicologia; psicóloga Clínica; Terapeuta da fala. . Apresentação, análise e discussão de conceitos fundamentais no âmbito da PEA; . Reflexão (individual/em grupo) sobre conceitos e práticas; . Partilha de práticas de sucesso na educação inclusiva.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o «Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua». Critérios de avaliação: Participação 20% Mobilização do conhecimento (40%) Pensamento crítico inovação (40%) No final da ação os formandos apresentam relatório crítico individual
Bibliografia
GRANDIM, Temple e outros O cérebro autistaSILVA, Ana Beatriz Barbosa e outros Mundo singularDAYSAN, Geraldina e outros Autismo compreender e agir em famíliaKELLY, Roberto Autismo.S olhares e questõesWHIMAN, Thomas Desenvolvimento do autismo
Formador
Ana Paula Mendes de Abreu António
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |