
Partilhas em REDE de EMAEIs dos Agrupamentos da OESTE EM REDE. turma 01
Apresentação
Esta Ação de Curta Duração (ACD) enquadra-se no âmbito do planeamento de trabalho em rede dos Centros de Formação da Região Oeste (Oeste em REDE) em torno de cenários de Formação / Ação. A temática desta ação centra-se no trabalho em desenvolvimento das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) criadas pelo Dec. Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, em que estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação dos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa (n.1 do artigo 1.º). Na reflexão sobre as escolas, não podemos ignorar a necessidade destas se afirmarem como espaços culturalmente mais significativos, associando a dimensão do significado cultural que ai tem lugar à dimensão inclusiva. Isto significa que as especificidades cognitivas, culturais e experienciais dos alunos deverão ser entendidas como condição necessária, mas não suficiente, para configurar uma escola que se afirme como inclusiva (MAP, 2018). Neste contexto considerámos importe uma reflexão alargada a todas as EMAEI da Oeste em Rede sobre temáticas e práticas relevantes e atuais que possam valorizar ou ser ponto de reflexão para a melhoria da nossa ação pedagógica e organizacional, enquanto docentes e escolas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, técnicas especiais e técnicos especializados
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Promover uma reflexão sobre práticas curriculares, pedagógicas e organizacionais - Alargar horizontes para novas soluções educativas
Conteúdos
. Práticas de mentorias desenvolvidas pelo AE do Cadaval; . Estruturas e modelos de intervenção para alunos com espectro do autismo, desenvolvidos pelo AE Madeira Torres; . Adaptações Curriculares Significativas um exemplo de organização do AE de Peniche; . Articulação curricular como resposta a alunos com fragilidades (Projeto CRIA) pelo AE Padre Vitor Melícias . Soluções digitais para intervenção pedagógica com alunos com NE e de outras nacionalidades - Embaixadora Digital CFAE Centro-Oeste
Metodologias
Apresentação de comunicações e reflexões
Modelo
Preenchimento de questionário de avaliação da ação pelos formandos através de formulário a enviar pelo CFAE Centro Oeste.
Observações
Os elementos a inscrever devem criar conta na plataforma do CFAE Centro Oeste para poderem ser admitidos na ACD - https://centro-oeste.cfae.pt/ (copiar e colar no browser) A indicação dos participantes interessados deve ser feita para os Representantes AFC de cada CFAE ( CFAE Alcobaça / Nazaré; CFAE Torres Vedras / Lourinhã; CFAE Rómulo de Carvalho e CF Pêro Alenquer ).
Formador
Patrícia Margarida Anselmo da Silva Breites
Micaela Cardoso Rogão
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |