
Dislexia: Do Diagnóstico à intervenção em Sala de Aula turma 01
Apresentação
A dislexia, sendo uma dificuldade específica de aprendizagem com base neurológica, compromete a capacidade de um aluno processar a linguagem escrita de forma eficiente, afetando o seu desempenho escolar, especialmente na leitura, escrita e ortografia. Este desafio não se limita às competências académicas, podendo também influenciar o desenvolvimento emocional e social do aluno, levando muitas vezes a sentimentos de frustração, ansiedade e baixa autoestima. Neste sentido, torna-se imperativo que as escolas estejam preparadas para identificar e responder de forma eficaz às necessidades destes alunos, garantindo que os princípios da inclusão estabelecidos no Decreto-Lei n.º 54/2018 sejam concretizados na prática pedagógica. A dislexia requer, na maioria dos casos, a implementação de medidas seletivas ou adicionais, tais como adaptações ao nível das avaliações, uso de tecnologias de apoio, métodos diferenciados de ensino e uma monitorização contínua da evolução do aluno. A formação de professores neste âmbito é um passo essencial para o cumprimento dos princípios de justiça social e de igualdade de oportunidades que subjazem à educação inclusiva. Dotar os professores de ferramentas práticas e teóricas permitirá que as escolas cumpram de forma mais eficaz o seu papel de promotoras de inclusão, assegurando que todos os alunos, incluindo aqueles com dislexia, alcancem o seu pleno potencial educativo e participativo, conforme estabelecido no quadro legal vigente. Desta forma, esta ação de formação apoia diretamente a implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018, ao focar-se em estratégias práticas e na criação de ambientes de aprendizagem adaptados às necessidades específicas dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Identificar e compreender as características da dislexia, de forma a garantir uma deteção precoce e uma resposta adequada. 2. Desenvolver estratégias pedagógicas inclusivas, que respeitem as diferenças de aprendizagem e permitam a cada aluno, incluindo aqueles com dislexia, aceder ao currículo de modo equitativo. 3. Aplicar as medidas previstas no Decreto-Lei n.º 54/2018, através de uma abordagem diferenciada que inclua adaptações curriculares, avaliações ajustadas, e o uso de tecnologias assistivas, promovendo o sucesso educativo de alunos com dislexia. 4. Promover a cooperação entre professores, famílias e outros profissionais especializados para uma intervenção eficaz.
Conteúdos
1. Enquadramento legislativo: igualdade, equidade e inclusão - (2 horas). Decreto-Lei 54/2018 e outros documentos de referência. 2. Introdução à Dislexia: Definição e conceitos-chave - (2 horas). Classificação da dislexia (dislexia fonológica, dislexia de superfície, etc.). Mitos e realidades sobre a dislexia. O impacto da dislexia no desenvolvimento académico e socio emocional. 3. Identificação e Despiste de Sinais de Dislexia (2 horas) Sinais precoces na educação pré-escolar e no 1.º ciclo. Ferramentas e métodos de despiste. A importância de uma intervenção precoce. 4. Estratégias Pedagógicas para Alunos com Dislexia - (6 horas) Adaptações curriculares e avaliações diferenciadas. Práticas de ensino diferenciadas (uso de materiais multisensoriais, apoio à leitura, etc.). Tecnologias de apoio para alunos com dislexia (software de leitura, ditado, etc.). 5. Gestão Emocional e Social do Aluno com Dislexia - (2 horas) Impacto emocional e comportamental da dislexia. Estratégias de apoio socio emocional. Colaboração entre professores, pais, terapeutas e outros profissionais. 6. Análise de casos - (5 horas); 7. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos no âmbito da Ação de Formação - (6 horas).
Metodologias
Sessões teóricas: Apresentação dos princípios legais e normativos que sustentam a educação inclusiva e a intervenção precoce, com o apoio de recursos audiovisuais. Sessões teórico-práticas: Discussão de estudos de caso, trabalho em grupo e desenvolvimento de projetos pedagógicos baseados em situações reais. Reflexão crítica: Debate e análise das estratégias implementadas em contextos práticos, com foco na sua aplicabilidade.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o «Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua». A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos. A avaliação do/a formando/a pressupõe o seguinte: - a presença em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação; - a participação nas sessões de formação; - a produção individual de um relatório de reflexão crítica. A avaliação a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na de escala de 1 a 10 valores. A escala de avaliação tem as seguintes menções: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom- de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores. Critérios de Avaliação: Participação: 20% Mobilização do Conhecimento: 40% Pensamento Crítico: 40%
Bibliografia
Castles, A., Rastle, K., & Nation, K. (2018). Ending the reading wars: Reading acquisition from novice to expert. Psychological Science in the Public Interest.Correia, L. M. (2020). Inclusão e necessidades educativas especiais: Uma abordagem educacional. Porto Editora.Fonseca, V., & Almeida, L. S. (2018). Perturbações da Aprendizagem: Dislexia, Disgrafia e Disortografia. Âncora Editora.Rodrigues, D. (2020). Educação Inclusiva: Dos conceitos às práticas. Edições Almedina.Shaywitz, S. E. (2020). Overcoming Dyslexia: A New and Complete Science-Based Program for Reading Problems at Any Level. Knopf.
Observações
Inscrições abertas a partir do dia 3 de fevereiro
Formador
Maria Gabriela Fadario de Carvalho Canastra
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 14-03-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 21-03-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 28-03-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
8 | 03-04-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |