456

Criação de redes colaborativas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inspiradoras - 5 cafés turma 01

Apresentação

Este curso constitui um espaço de trabalho em rede entre todas as escolas associadas do CFAE Centro Oeste para a reflexão sobre práticas, levantamento de necessidade e desenvolvimento de ações de promoção intra e inter escolas promotoras de melhores práticas pedagógicas de integração do digital na articulação curricular promotoras de dinâmicas pedagógicas de sucesso. A colaboração em rede entre escolas para partilhar práticas de integração curricular e a utilização do digital na educação, constitui um desafio para o desenvolvimento profissional dos docentes e cooperação para a capacitação das organizações, estimulando a inovação e a melhoria da qualidade educativa. O trabalho em rede facilita a disseminação de práticas inspiradoras, criando condições para que as escolas possam evoluir, adaptando-se rapidamente às mudanças e exigências do sistema educativo. Através da partilha de práticas, as escolas podem refletir sobre dinâmicas pedagógicas mais eficientes, garantindo que todos os alunos, independentemente da sua condição, tenham acesso a uma educação inclusiva e de qualidade para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Refletir sobre novas formas organizacionais e metodológicas ativas de aprendizagem; - Promover novas competências de gestão curricular e literacia digital; - Demonstrar a importância da cooperação entre escolas para a partilha de boas práticas na integração curricular e no uso do digital na educação; - Incentivar a adoção de novas metodologias e tecnologias nas escolas através da partilha de experiências e conhecimentos;

Conteúdos

1. Identificação de práticas e levantamento de necessidades; 2. Inovação Pedagógica e Tecnologias Educativas; 3. Metodologias Ativas de Aprendizagem com recurso ao digital; 4. A integração do digital no processo de avaliação.

Metodologias

Será adotada uma metodologia ativa, através de sessões de trabalho presencial e a distância, com a duração de 3h, a partir do levantamento de necessidades e partilha de práticas internas das Escolas Associadas e em articulação com os conteúdos elencados. Pretende-se que a reflexão produza mudanças em cada agrupamento no âmbito da dinamização de ações internas junto dos professores no âmbito do desenvolvimento de dinâmicas pedagógicas ativas com recurso ao digital. Prevê-se a planificação, implementação e partilha de práticas de referência e todos os materiais e recursos produzidos serão disponibilizados em plataforma própria, ficando acessíveis a todos os formandos, fomentando o trabalho em rede colaborativa entre as várias escolas associadas.

Avaliação

De acordo com o RJFCP – Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro e nos termos dos números 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2005, de 6 de maio, valorizando-se a lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação dos formandos terá incidência na: . Participação 20% . Mobilização do conhecimento 40% . Pensamento crítico 40%

Modelo

Questionário de avaliação da ação através de formulário a enviar pelo CFAE a todos os formandos.

Bibliografia

Equity and Inclusion in Education: Finding Strength Through Diversity; OCDE, 2023https://read.oecd-ilibrary.org/education/equity-and-inclusion-in-education_e9072e21-en#page1Paulo Gil & Joaquim Machado - Gestão curricular e desenvolvimento profissional no seio do grupo disciplinar (2021) https://journals.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/10471Aprendizagem, TIC e Redes Digitais – Conselho Nacional de Educação (2016)Integración curricular y tecnología y producción de narrativas digitales – Cuadernos de educación y desarrollo (2024) https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/5947/4267Vieira, Maria Cândida - A integração das tecnologias digitais na prática pedagógica (tese de mestrado, 2021) https://repositorio.ulisboa.pt/handle/10451/47797

Observações

Ação de formação no âmbito da COMUNIDADE DE PRÁTICAS INSPIRADORAS em implementação nos Agrupamentos de Escolas da área do CFAE Centro Oeste. Inscrições apenas para os colegas que fazem parte dos grupos de escola.

Formador

Carlos Alberto da Pedreira Simões

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-02-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 01-04-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 13-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 03-06-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 10-07-2025 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 25-02-2025
Fim: 10-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133772/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 15 h
Local: Sessões presenciais em AE Central a definir e online ZOOM