
Criação de redes colaborativas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inspiradoras - 5 cafés turma 01
Apresentação
Este curso constitui um espaço de trabalho em rede entre todas as escolas associadas do CFAE Centro Oeste para a reflexão sobre práticas, levantamento de necessidade e desenvolvimento de ações de promoção intra e inter escolas promotoras de melhores práticas pedagógicas de integração do digital na articulação curricular promotoras de dinâmicas pedagógicas de sucesso. A colaboração em rede entre escolas para partilhar práticas de integração curricular e a utilização do digital na educação, constitui um desafio para o desenvolvimento profissional dos docentes e cooperação para a capacitação das organizações, estimulando a inovação e a melhoria da qualidade educativa. O trabalho em rede facilita a disseminação de práticas inspiradoras, criando condições para que as escolas possam evoluir, adaptando-se rapidamente às mudanças e exigências do sistema educativo. Através da partilha de práticas, as escolas podem refletir sobre dinâmicas pedagógicas mais eficientes, garantindo que todos os alunos, independentemente da sua condição, tenham acesso a uma educação inclusiva e de qualidade para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Refletir sobre novas formas organizacionais e metodológicas ativas de aprendizagem; - Promover novas competências de gestão curricular e literacia digital; - Demonstrar a importância da cooperação entre escolas para a partilha de boas práticas na integração curricular e no uso do digital na educação; - Incentivar a adoção de novas metodologias e tecnologias nas escolas através da partilha de experiências e conhecimentos;
Conteúdos
1. Identificação de práticas e levantamento de necessidades; 2. Inovação Pedagógica e Tecnologias Educativas; 3. Metodologias Ativas de Aprendizagem com recurso ao digital; 4. A integração do digital no processo de avaliação.
Metodologias
Será adotada uma metodologia ativa, através de sessões de trabalho presencial e a distância, com a duração de 3h, a partir do levantamento de necessidades e partilha de práticas internas das Escolas Associadas e em articulação com os conteúdos elencados. Pretende-se que a reflexão produza mudanças em cada agrupamento no âmbito da dinamização de ações internas junto dos professores no âmbito do desenvolvimento de dinâmicas pedagógicas ativas com recurso ao digital. Prevê-se a planificação, implementação e partilha de práticas de referência e todos os materiais e recursos produzidos serão disponibilizados em plataforma própria, ficando acessíveis a todos os formandos, fomentando o trabalho em rede colaborativa entre as várias escolas associadas.
Avaliação
De acordo com o RJFCP Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro e nos termos dos números 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2005, de 6 de maio, valorizando-se a lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação dos formandos terá incidência na: . Participação 20% . Mobilização do conhecimento 40% . Pensamento crítico 40%
Modelo
Questionário de avaliação da ação através de formulário a enviar pelo CFAE a todos os formandos.
Bibliografia
Equity and Inclusion in Education: Finding Strength Through Diversity; OCDE, 2023https://read.oecd-ilibrary.org/education/equity-and-inclusion-in-education_e9072e21-en#page1Paulo Gil & Joaquim Machado - Gestão curricular e desenvolvimento profissional no seio do grupo disciplinar (2021) https://journals.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/10471Aprendizagem, TIC e Redes Digitais Conselho Nacional de Educação (2016)Integración curricular y tecnología y producción de narrativas digitales Cuadernos de educación y desarrollo (2024) https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/5947/4267Vieira, Maria Cândida - A integração das tecnologias digitais na prática pedagógica (tese de mestrado, 2021) https://repositorio.ulisboa.pt/handle/10451/47797
Observações
Ação de formação no âmbito da COMUNIDADE DE PRÁTICAS INSPIRADORAS em implementação nos Agrupamentos de Escolas da área do CFAE Centro Oeste. Inscrições apenas para os colegas que fazem parte dos grupos de escola.
Formador
Carlos Alberto da Pedreira Simões
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 03-06-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |