457

Criação de redes colaborativas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inspiradoras - 5 cafés turma 02

Apresentação

Este curso constitui um espaço de trabalho em rede entre todas as escolas associadas do CFAE Centro Oeste para a reflexão sobre práticas, levantamento de necessidade e desenvolvimento de ações de promoção intra e inter escolas promotoras de melhores práticas pedagógicas de integração do digital na articulação curricular promotoras de dinâmicas pedagógicas de sucesso. A colaboração em rede entre escolas para partilhar práticas de integração curricular e a utilização do digital na educação, constitui um desafio para o desenvolvimento profissional dos docentes e cooperação para a capacitação das organizações, estimulando a inovação e a melhoria da qualidade educativa. O trabalho em rede facilita a disseminação de práticas inspiradoras, criando condições para que as escolas possam evoluir, adaptando-se rapidamente às mudanças e exigências do sistema educativo. Através da partilha de práticas, as escolas podem refletir sobre dinâmicas pedagógicas mais eficientes, garantindo que todos os alunos, independentemente da sua condição, tenham acesso a uma educação inclusiva e de qualidade para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Refletir sobre novas formas organizacionais e metodológicas ativas de aprendizagem; - Promover novas competências de gestão curricular e literacia digital; - Demonstrar a importância da cooperação entre escolas para a partilha de boas práticas na integração curricular e no uso do digital na educação; - Incentivar a adoção de novas metodologias e tecnologias nas escolas através da partilha de experiências e conhecimentos;

Conteúdos

1. Identificação de práticas e levantamento de necessidades; 2. Inovação Pedagógica e Tecnologias Educativas; 3. Metodologias Ativas de Aprendizagem com recurso ao digital; 4. A integração do digital no processo de avaliação.

Metodologias

Será adotada uma metodologia ativa, através de sessões de trabalho presencial e a distância, com a duração de 3h, a partir do levantamento de necessidades e partilha de práticas internas das Escolas Associadas e em articulação com os conteúdos elencados. Pretende-se que a reflexão produza mudanças em cada agrupamento no âmbito da dinamização de ações internas junto dos professores no âmbito do desenvolvimento de dinâmicas pedagógicas ativas com recurso ao digital. Prevê-se a planificação, implementação e partilha de práticas de referência e todos os materiais e recursos produzidos serão disponibilizados em plataforma própria, ficando acessíveis a todos os formandos, fomentando o trabalho em rede colaborativa entre as várias escolas associadas.

Avaliação

De acordo com o RJFCP – Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro e nos termos dos números 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2005, de 6 de maio, valorizando-se a lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação dos formandos terá incidência na: . Participação 20% . Mobilização do conhecimento 40% . Pensamento crítico 40%

Modelo

Questionário de avaliação da ação através de formulário a enviar pelo CFAE a todos os formandos.

Bibliografia

Equity and Inclusion in Education: Finding Strength Through Diversity; OCDE, 2023https://read.oecd-ilibrary.org/education/equity-and-inclusion-in-education_e9072e21-en#page1Paulo Gil & Joaquim Machado - Gestão curricular e desenvolvimento profissional no seio do grupo disciplinar (2021) https://journals.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/10471Aprendizagem, TIC e Redes Digitais – Conselho Nacional de Educação (2016)Integración curricular y tecnología y producción de narrativas digitales – Cuadernos de educación y desarrollo (2024) https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/5947/4267Vieira, Maria Cândida - A integração das tecnologias digitais na prática pedagógica (tese de mestrado, 2021) https://repositorio.ulisboa.pt/handle/10451/47797

Observações

Ação de formação no âmbito da COMUNIDADE DE PRÁTICAS INSPIRADORAS em implementação nos Agrupamentos de Escolas da área do CFAE Centro Oeste. Inscrições a indicar pelos Agrupamentos.

Formador

Ana Margarida Silva Batalha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-02-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
2 01-04-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 13-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 03-06-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 10-07-2025 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 25-02-2025
Fim: 10-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133772/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 15 h
Local: Sessões presenciais em AE Central a definir e online ZOOM