458

Produtos de Apoio: Conhecer Melhor, Acompanhar Melhor turma 01

Apresentação

A inovação tecnológica tem possibilitado a criação de produtos de apoio à deficiência que proporcionam processos de aprendizagem mais eficazes, facilitando o trabalho dos professores e promovendo o envolvimento das famílias dos alunos cegos ou com baixa visão. Contudo, a constante inovação tecnológica e a vida ativa dos docentes e técnicos de apoio nem sempre permitem um acompanhamento eficaz no que diz respeito a novos conceitos em termos de produtos de apoio e ao conhecimento prático das tecnologias acessíveis. A ação de formação “Produtos de Apoio: Conhecer Melhor, Acompanhar Melhor” possibilita a aquisição de novos conceitos e conhecimentos sobre as mais recentes tecnologias de apoio, permite acompanhar melhor os alunos com deficiência visual e ajuda a tomar decisões mais informadas aquando da obtenção de produtos de apoio, tendo em conta as características e as necessidades individuais de cada estudante com deficiência visual.

Destinatários

Professores da Educação Especial; Técnicos Especializados e Técnicas Especiais

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Compreender o que é a aplicação de pesquisa orientada, bem como as diferentes classes e subclasses de produtos de apoio; • Conhecer quais os artigos mais comuns por classe de produtos de apoio; • Experienciar o contacto com produtos de apoio das diversas classes e modo de utilização por pessoas com deficiência visual; • Conhecer diferentes abordagens de necessidades de pessoas com deficiência visual e quais as formas de conseguir responder às necessidades de cada indivíduo, de acordo com as suas características específicas; • Conhecer um conjunto diversificado de questões para a avaliação de necessidades e adequação de produtos de apoio, de acordo com as especificações dos produtos e das limitações de cada indivíduo.

Conteúdos

1. Quem somos e quais os objetivos da sessão de formação; 2. O que é a aplicação de pesquisa orientada de produtos de apoio e como está organizada; 3. Conceitos associados às classes e subclasses de produtos de apoio associados à deficiência visual; 4. Prática: contacto direto e demonstração de funcionamento de artigos de diferentes classes de produtos de apoio; 5. Como tomar a melhor decisão no processo de escolha do produto de apoio mais adequado a cada aluno (cegueira ou baixa visão); 6. Conclusão da sessão e esclarecimentos finais.

Metodologias

Apresentação de informação relevante e atualizada sobre produtos de apoio, sua funcionalidade e demonstrações-

Modelo

Preenchimento de questionário de avaliação a preencher pelos formandos, através de link a enviar pelo CFAE Centro-Oeste.

Formador

Andreia Luísa Guedelha da Silva Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-03-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
Início: 12-03-2025
Fim: 12-03-2025
Acreditação: ACD30012025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas Raul Proença - EB de Santo Onofre

INSCREVER-ME