
Componentes e meios de ensino do jogo de Andebol turma 01
Apresentação
Razões justificativas da acção e a sua inserção no plano de actividades da entidade proponente A constante evolução do Andebol tem sido acompanhada por um desenvolvimento de novas metodologias de ensino do andebol. Estas transformações na didática do andebol poderão ter grande utilidade para quem ensina a modalidade na sua iniciação (educação física / desporto escolar). Por estes motivos, o programa apresentado visa atualizar e preparar melhor os professores para abordarem o ensino do Andebol duma forma mais eficaz e ao mesmo tempo gratificante para o professor e motivante para os alunos, sempre enquadrado na lógica do desenvolvimento multilateral da criança, fundamental no desenvolvimento motor das crianças e jovens.
Destinatários
Professores dos Grupos 260, 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620.
Objetivos
Identificar e caracterizar os Jogos Pré?desportivos gerais e sua utilidade na iniciação. Distinguir os Jogos Pré? desportivos gerais dos Jogos Pré? desportivos de andebol. Relacionar os Jogos Pré?desportivos gerais e de andebol com as características da Etapa Inicial. Distinguir os Jogos Pré?desportivos gerais dos Jogos Pré? desportivos de andebol Identificar a utilidade dos exercícios na Etapa Inicial e na Etapa Elementar. Identificar e diferenciar os diferentes objetivos do Jogo Reduzido, do Jogo Condicionado e do Jogo Formal. Diagnosticar quando deve optar entre o Jogo Reduzido, o Jogo Condicionado e o Jogo Formal. Identificar e descrever as ações individuais ofensivas Identifica a natureza e a função de cada uma das ações individuais ofensivas. Identificar e caraterizar a posição base defensiva Demonstra e utiliza a posição base defensiva
Conteúdos
A Ação terá a duração de 25 horas, distribuídas por 4 sessões de 4 horas e 3 sessões de 3 horas. MEIOS DE ENSINO DO JOGO 18h 1. JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS - 5H (1H TEÓRICA E 4H PRÁTICAS) 1.1. Jogos Pré?desportivos gerais 1.1.1. Jogo da apanhada e variantes 1.1.2. Jogo do mata individual e variantes 1.1.3. Jogo do piolho e variantes 1.2. Jogos Pré?desportivos de andebol 1.2.1. Jogo dos 10 passes e variantes 1.2.2. Bola ao fundo e variantes 1.2.3. Bola ao capitão e variantes 2. EXERCÍCIOS - 5H (3H TEÓRICA E 2H PRÁTICAS) 2.1 Princípios 2.1.1. Aumentar o tempo útil de treino 2.1.2. Aumentar o tempo disponível para a prática 2.1.3. Maximizar o tempo potencial de aprendizagem 3. JOGO - 8H (3H TEÓRICA E 5H PRÁTICAS) 3.1. Jogo Reduzido 3.2. Jogo Condicionado 3.3. Jogo Formal COMPONENTES DO JOGO 7 H 1. AÇÕES INDIVIDUAIS OFENSIVAS 6H (1H TEÓRICA E 5H PRÁTICAS) 1.1. Manipulação da bola 1.1.1. Pega da bola 1.2. Remate 1.2.1. Lançar a bola 1.2.2. Lançar a bola á baliza 1.2.3. Remate em apoio 1.2.4. 2.3. Remate em salto 1.3. Passe 1.3.1. Passe e desmarcação 1.4. Receção 1.4.1. Receção a 2 mãos 1.5. Drible 1.5.1. Drible de progressão 2. AÇÕES INDIVIDUAIS DEFENSIVAS 1H TEÓRICA 2.1. Posição base defensiva 2.1.1. Colocação dos apoios 2.1.2. Colocação das mãos e dos braços 2.1.3. Relação com as regras
Metodologias
A Ação será organizada na modalidade de curso de formação, portanto com uma função global de aquisição de conhecimentos, capacidades e competências por parte dos professores. As sessões de trabalho contemplam as seguintes estratégias: - Sessões plenárias. Preleção dos formadores e reflexão coletiva sobre os temas abordados. - Situações de trabalho individual. Estudo de documentos, observação em vídeo e resolução de fichas de trabalho. - Situações de trabalho em grupo. Preparação de situações de exercício ou de situações de avaliação. - Situações de prática. Os formandos vivem situações de prática, conduzidas pelos formadores. - Situações de prática pedagógica. Os formandos orientam grupos de alunos em situações de aprendizagem.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no despacho nº4595/2015 de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais de avaliação continua.A avaliação dos formandos será contínua e envolverá momentos específicos de resolução de Trabalhos individuais e de grupo durante as sessões 50% Elaboração de teste escrito individual que abranja todos os temas abordados 50%
Bibliografia
Clanton, R. & Dwight, M. (1997). Team Handball. Steps to Sucess. Champaign: Human Kinetics.Garcia, J. (1991). Balonmano, Fundamentos y Etapas de Aprendizage. Madrid: Editorial Gymnos.Oliveira, F. (1995). Ensinar o Andebol. Porto: Campo das Letras.Ribeiro, M. (2002). Andebol de 5...é a valer!. Lisboa: Federação de Andebol de Portugal.Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: Edições FMH e FAP.
Formador
Ricardo Miguel Pereira da Silva Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 04-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 04-10-2025 (Sábado) | 15:00 - 19:30 | 4:30 | Presencial |
4 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 11-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 11-10-2025 (Sábado) | 15:00 - 19:30 | 4:30 | Presencial |