
Práticas de Inteligência Artificial no Ensino Básico turma 01
Apresentação
A presente ação tem como objetivos constituir uma rede de saberes integradora considerando as heterogeneidades e complexidade epistemológicas das escolas. Justifica-se, quer pelas orientações nacionais e internacionais no âmbito do Plano de Ação para a Educação Digital (Comissão Europeia, 2020), quer no âmbito do Plano de Transição Digital, designadamente no que diz respeito à intenção de contribuir para a capacitação digital dos docentes, de forma a criar as condições para a integração transversal das tecnologias nas diferentes áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, visando a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens e a inovação e desenvolvimento do sistema educativo*. Justifica-se, ainda, pela necessidade repensar os saberes docentes face aos desafios decorrentes dos avanços tecnológicos, com particular interesse nos limites e potencialidades da inteligência artificial nas práticas educativas e letivas.
Destinatários
Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial.
Objetivos
Esta ação tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento profissional de professores, através do desenvolvimento e/ou do reforço de competências digitais e de conhecimentos pedagógico-didáticos que favoreçam o recurso a ferramentas de inteligência artificial no ensino básico Conhecimentos, competências e aptidões que os participantes devem alcançar: 1. Demonstrar uma visão crítica e fundamentada sobre o recurso à inteligência artificial. 2. Planear uma atividade com recurso a diferentes ferramentas de inteligência artificial. 3. Utilizar ferramentas de inteligência artificial em contexto educativo. 4. Avaliar os limites e possibilidades da inteligência artificial nas práticas educativas e letivas.
Conteúdos
1. Introdução ao tema e questões éticas do uso de ferramentas de inteligência artificial nas práticas educativas e letivas (3h). 2. Ferramentas de inteligência artificial para a edição de texto (3h) 3. Ferramentas de inteligência artificial para o trabalho com Matemática e Ciências Naturais (3h) 4. Ferramentas de inteligência artificial para o trabalho com as línguas (3h) 5. Planeamento, dinamização e avaliação de uma atividade com recurso a diferentes ferramentas de inteligência artificial (3h)
Metodologias
Serão privilegiadas metodologias ativas e colaborativas: Exposição dialogada; discussão e trabalho colaborativo; experimentação laboratorial; aprofundamento teórico através de pesquisas orientadas; reflexão sobre as práticas.
Avaliação
A avaliação dos formandos terá incidência em: - Elaboração de uma atividade com recurso a diferentes ferramentas de IA, em grupos (critérios de avaliação: organização e estrutura, coerência interna, articulação entre os recursos, atividades e objetivos/competências a desenvolver, integração curricular (60%). - Produção de relatório final, individual sobre as temáticas debatidas (40%). Os formandos serão avaliados numa escala de 1 a 10 valores.
Bibliografia
AI Pioneers. (2024). Supplement to the DigCompEDU framework: Outlining the skills and competences of educators related to AI in education. AI Pioneers. https://aipioneers.org/supplement-to-thedig compedu-framework/Coppi, Marcelo, Fialho, Isabel, Cid, Marília, Leite, Carlinda, & Monteiro, Angélica (2022). O uso de tecnologias digitais em educação: Caminhos de futuro para uma educação digital. Práxis Educativa, 17, 120. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055Comissão Europeia (2020). Digital Education Action Plan (2021-2027). Brussels. https://education.ec.europa.eu/focus--topics/digital-education/action-planMoreira, José António, Dias-Trindade, Sara, Knuppel, Maria Alice, & Serra, Ilka (2024). Quadro de Referência das Competências Pedagógico-Digitais de Professores. Pedagogical Digcompedu Reloaded. Santo Tirso: Whitebooks. http://hdl.handle.net/10400.2/16347UNICEF (2021), Policy guidance on AI for children. UNICEF. www.unicef.org/globalinsight/media/2356/fi le/UNICEF-Global--Insight-policy-guidance-AI-children-2.0-2021.pdf
Observações
Exclusivo para docentes do Agrupamento de Escolas de Peniche
Formador
Angélica Maria Reis Monteiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 08-04-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |