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O jornalismo escolar e os desafios da escrita na Era da Inteligência Artificial turma 01

Apresentação

O jornalismo escolar permite a alunos e professores colaborar num projeto comum, que vai além da normal rotina escolar, proporcionando a oportunidade de trabalhar em equipas multidisciplinares, melhorando competências sociais, de gestão do tempo e cumprimento de prazos. Para a Escola, este tipo de projeto aumenta a interação entre os membros da sua comunidade, incluindo os pais e corpo não docente, e a oportunidade de criar uma maior abertura e ligação com a sociedade em geral. Atualmente, as formas tradicionais de jornalismo escolar começam a dar lugar à utilização de novos formatos, incluindo jornais digitais e blogs, o que exige aos professores que coordenam este tipo de projeto, novos conhecimentos e habilidades, incluindo competências digitais. A esta realidade junta-se a crescente utilização de ferramentas de Inteligência Artificial, que não só estão a mudar o jornalismo tradicional, como também a produção escrita que está na base deste tipo de projeto. Esta formação visa apoiar os professores na renovação de competências para a criação, gestão e desenvolvimento de projetos de jornalismo escolar, como jornais e blogs, seja em formato tradicional, seja em formato digital, incluindo estratégias de escrita baseadas e ferramentas de Inteligência Artificial.

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350.

Objetivos

No final desta ação de formação, os formandos serão capazes de: 1. Compreender a importância da dinamização de um projeto de jornalismo escolar para os alunos e para a comunidade escolar. 2. Planear um projeto de jornalismo escolar, tendo em conta as suas caraterísticas, intervenientes e meios disponíveis. 3. Envolver diferentes atores escolares na criação, produção e gestão de um projeto de jornalismo escolar. 4. Aplicar diferentes técnicas e estratégias de escrita adequadas ao projeto de jornalismo escolar em que estão a trabalhar, incluindo a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial. 5. Saber divulgar e distribuir os conteúdos e produtos jornalísticos criados, tendo em conta o público-alvo a que se destinam e os meios disponíveis para o efeito.

Conteúdos

Módulo 1 – Os fundamentos do Jornalismo Escolar (2h síncronas + 2h assíncronas_Total: 4h) A comunicação e o jornalismo | O Jornalismo e a Inteligência Artificial | Tipos e formas de jornalismo escolar | As figuras do jornalismo escolar | A importância do jornalismo escolar para a Escola e a sua Comunidade Módulo 2 – Jornais e blogues: a construção e gestão de um projeto de jornalismo Escolar (2h síncronas + 4h assíncronas_Total: 6h) O jornal e o blog como ferramentas didáticas | Estrutura: semelhanças e diferenças entre jornais e blogs | A criação e gestão da equipa multidisciplinar: alunos, professores e outros intervenientes | Jornalismo escolar: como promover o envolvimento da comunidade escolar | O planeamento de um projeto de jornalismo escolar Módulo 3 – Estratégias e técnicas básicas de escrita para jornais e blogs (2h síncronas + 4h assíncronas_Total: 6h) A criação de um processo de escrita | A arte de entrevistar | Técnicas básicas de escrita online | Técnicas básicas de escrita jornalística | Técnicas básicas de Storytelling | A escrita na Era da Inteligência Artificial Módulo 4 – A divulgação e distribuição do jornal/blog escolar (5h síncronas + 4h assíncronas_Total: 9h) Formas de disponibilização e distribuição de conteúdos e produtos jornalísticos | Ferramentas básicas de divulgação: comunicação clássica e digital | As linhas gerais do plano de divulgação e de distribuição de um jornal/blog escolar

Metodologias

O curso tem carácter teórico-prático, desenvolvendo-se em ambiente e-Learning. Está prevista a utilização de plataformas digitais de apoio à realização das diferentes sessões do curso, seja para as sessões assíncronas (utilizando a plataforma Moodle), seja para as sessões síncronas, que são realizadas em formato de vídeoconferência (Zoom). Em geral, ao longo das sessões do curso, serão usados os métodos expositivo, interrogativo e demonstrativo.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o «Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua». A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos. A avaliação do/a formando/a pressupõe o seguinte: - a presença em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação; - a participação nas sessões de formação; - a produção individual de um relatório de reflexão crítica. A avaliação a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na de escala de 1 a 10 valores. A escala de avaliação tem as seguintes menções: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom- de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. Critérios de Avaliação: Participação: 20% Mobilização do Conhecimento: 40% Pensamento Crítico: 40%

Bibliografia

Afonso, Carolina e Alvarez, Sandra (2017). Como criar, comunicar e rentabilizar um blog. Marcador. Barcarena.Gonçalves, João Carlos Brandão (2007). Jornal Escolar: da periferia ao centro do processo educativo. Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais. Braga.Mariano, Martim (2023). Dar a volta ao texto. Ideias de Ler. Porto.Pinto, Manuel (1995). O jornal escolar: porquê e como fazê-lo. Edições Asa. Porto.Raimundo, Orlando (2005). A entrevista no jornalismo contemporâneo. Edições Minerva. Coimbra.

Observações

Prioridade: Docentes das Escolas Associadas do CFAE Centro-Oeste

Formador

Alexandra Carla Nunes Gomes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-05-2025 (Quarta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
2 09-05-2025 (Sexta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Online assíncrona
3 14-05-2025 (Quarta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
4 16-05-2025 (Sexta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Online assíncrona
5 21-05-2025 (Quarta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
6 23-05-2025 (Sexta-feira) 19:00 - 20:00 1:00 Online assíncrona
7 28-05-2025 (Quarta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
8 29-05-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online assíncrona
9 30-05-2025 (Sexta-feira) 19:00 - 22:00 3:00 Online assíncrona
10 03-06-2025 (Terça-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
Início: 07-05-2025
Fim: 03-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133405/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Videoconferência Zoom

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