
Indução profissional de professores: da conceptualização à operacionalização. turma 01
Apresentação
Considerando a reconfiguração da profissão docente, que a renovação do corpo docente exige, dado o número elevado de professores que se estão/vão aposentar, e a entrada no ensino de profissionais com perfis diversificados, urge refletir sobre a indução profissional de professores. O Seminário surge neste contexto, partindo de uma iniciativa do Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com o CFAE Centro-Oeste e o Município de Caldas da Rainha.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Convocar conhecimento decorrente da investigação e partilhar experiências e exemplos, no domínio da indução, com vista ao aprofundamento das várias dimensões da mesma e à identificação de estratégias que possam potenciar a retenção de professores de qualidade no sistema educativo.
Conteúdos
Da concetualização à operacionalização da indução profissional de professores. A indução de professores no contexto português: O que sabemos? A socialização profissional no contexto escolar: experiências e desafios. Metodologias de realização da acção: Problematização da temática. Debate com especialistas e investigadores na área na indução. Debate com profissionais da educação.