503

VII Jornadas da Educação para a Saúde da Região Oeste: Movimento, Música e Diversidade Cultural na Escola turma 01

Apresentação

Estas jornadas pedagógicas têm como objetivo central promover a Educação para a Saúde em contexto escolar, enfatizando a importância do movimento e da música no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças e jovens. O curso, elaborado em estreita colaboração com a Unidade Local de Saúde, responde ao apelo das Escolas Associadas no processo de capacitação de educadores e professores e a necessidade de ajustamento da prática pedagógica à atual (re)configuração das comunidades escolares, marcadas pela diversidade linguística e cultural, aspeto que se afigura como uma excelente oportunidade na construção de ambientes de aprendizagem plurais e significativos. Destaca-se a necessidade de fomentar práticas inclusivas que favoreçam a adaptação e o sucesso escolar de alunos migrantes, promovendo um ambiente educativo multicultural e enriquecedor, enfatizando o papel que a música e o movimento podem ter nas aprendizagens. O curso assenta na necessidade de criar um ambiente escolar mais dinâmico e saudável, respondendo aos desafios contemporâneos da educação, como o sedentarismo, a saúde mental e a inclusão. A abordagem será alinhada com o Referencial de Educação para a Saúde, garantindo a sua aplicabilidade no contexto escolar.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Sensibilizar os docentes para a importância da motricidade e da música no desenvolvimento integral das crianças e jovens; 2. Explorar estratégias de integração curricular do movimento e da música em diferentes áreas disciplinares; 3. Capacitar os professores para a criação de ambientes de aprendizagem inclusivos, que valorizem a diversidade cultural e promovam a integração de alunos migrantes; 5. Refletir sobre práticas pedagógicas que incentivem a integração da diversidade linguística e cultural como estratégia de ensino e aprendizagem.

Conteúdos

1. Apresentação do curso (2h) Objetivos e Intervenientes. 2. A Educação para a Saúde e o Desenvolvimento Motor (3h) Conceitos-chave e impacto do 'movimento' no desenvolvimento infantil. Relação entre motricidade, aprendizagem e bem-estar emocional. 3. Referencial de Educação para a Saúde e contextos de intervenção (5h) Estratégias para a integração da motricidade e da expressão musical na prática pedagógica. 4. Multiculturalidade e Currículo (12h) Criação de cenários de aprendizagem interdisciplinares com 'movimento' e 'música'. Jogos pedagógicos e dinâmicas ativas. 5. Reflexão e Avaliação (3h) Partilha de práticas inspiradoras e experiências bem-sucedidas. Debate sobre o impacto na prática pedagógica e desenvolvimento profissional docente. PROGRAMA DEFINITIVO A DIVULGAR BREVEMENTE

Metodologias

Sessões teóricas e teórico-práticas: Sessões plenárias e sessões de trabalho colaborativo (workshops); Partilha de práticas de referência; Construção de materiais pedagógicos aplicáveis em contexto educativo; Sessões práticas de movimento e expressão musical (Serviço Educativo da Orquestra Sinfónica de Lisboa). Aulas-Concerto QUINTETO DE CORDAS Orquestra Sinfónica de Lisboa

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei no 22/2014, de 11 defevereiro, conjugado com o Despacho no 4595/2015, de 6 de maio e com o «Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua». A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.o 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação e o relatório crítico individual final elaborado pelos formandos.

Modelo

Preenchimento obrigatório do questionário de avaliação a enviar, aos formandos, pelo CFAE

Bibliografia

Conselho Nacional de Educação (2022). Recomendação sobre o acolhimento de migrantes e a construção de uma escola mais inclusivaMinistério da Educação (2016). Referencial de Educação para a SaúdeOrganização Mundial da Saúde (2020). Promoting health in schools: from evidence to action.Patel, A. D. (2008). Music, Language, and the Brain.Pica, R. (2017). Moving & Learning: The Early Childhood Years.

Observações

REGRAS DE INSCRIÇÃO Só serão admitidos os formandos que procedam à inscrição na plataforma de formação do CFAE Centro Oeste e enviem o comprovativo do pagamento (15€) através do formulário: Comprovativo de Pagamento: https://cfaecentro-oeste.pt/index.php/pt/comprovativo-de-pagamento (Copiar e colar no motor de busca) Transferência Bancária para pagamento da inscrição– IBAN PT50 0045 5130 4029 7166 4704 4 Desistência: Serão aceites até QUINZE dias antes da data de inicio da formação, com direito a devolução do valor da inscrição.

Formador

Susana Margarida da Fonseca Almeida de Melo Alves

Maria de Fátima Jordão Pereira Neves

Olga Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-07-2025 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 09-07-2025 (Quarta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
3 10-07-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 10-07-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
5 11-07-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 11-07-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
Valor: 15.00€
Início: 09-07-2025
Fim: 11-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135072/25
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Auditório do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

INSCREVER-ME