
Práticas de Avaliação Formativa turma 01
Apresentação
A formação de professores no âmbito das práticas de avaliação formativa é essencial para promover uma abordagem pedagógica centrada na aprendizagem contínua e no desenvolvimento dos alunos. Esta formação permite aos docentes utilizar a avaliação como uma ferramenta de diagnóstico, acompanhamento e intervenção, facilitando a planificação de estratégias de ensino mais adequadas às necessidades dos alunos. Ao dominar práticas como o feedback de qualidade, a autoavaliação e a coavaliação, os professores fomentam o envolvimento e coresponsabilização dos vários intervenientes no processo, promovendo a autonomia e o pensamento crítico dos alunos e contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, reflexivo e eficaz.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Compreender os princípios e fundamentos teóricos da avaliação formativa no contexto educativo - Desenvolver competências para planear e aplicar estratégias de avaliação formativa adaptadas às necessidades dos alunos - Melhorar a capacidade de utilizar o feedback como instrumento de regulação da aprendizagem e de promoção do sucesso escolar - Fomentar práticas de autoavaliação e coavaliação que incentivem a participação ativa e a responsabilidade dos alunos no seu percurso formativo - Refletir criticamente sobre a própria prática avaliativa, promovendo uma cultura de melhoria contínua
Conteúdos
Módulo 1 - Fundamentos da Avaliação Formativa Módulo 2 -Técnicas e Instrumentos de Recolha de Informação Módulo 3 - O Feedback como Ferramenta de Aprendizagem Módulo 4 - Autoavaliação e Coavaliação Módulo 5 - Práticas de Diferenciação Pedagógica
Metodologias
Sessões teórico-práticas: - leitura orientada de textos teóricos e normativos; - reflexão individual sobre práticas de avaliação; - trabalho colaborativo para construção de materiais de apoio às práticas de avaliação formativa; - elaboração de uma sequência de aprendizagem com avaliação formativa incorporada
Avaliação
Relatório individual avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e outros documentos enquadradores da avaliação e classificação da formação contínua, expressos na escala qualitativa e quantitativa definida pelo CCPFC.
Bibliografia
Black, P., & Wiliam, D. (1998). Inside the Black Box: Raising Standards Through Classroom Assessment. London: King's CollegeBrookhart, S. M. (2008). How to Give Effective Feedback to Your Students. Alexandria, VA: ASCD.Perrenoud, P. (1999). Avaliação: da Excelência à Regulação das Aprendizagens Entre Duas Lógicas. Porto: Porto EditoraSadler, D. R. (1989). Formative Assessment and the Design of Instructional Systems. Instructional Science, 18(2), 119144Brookhart, S. M. (2008). How to Give Effective Feedback to Your Students. Alexandria, VA: ASCD.
Formador
Daniela Ferreira