
Abordagem Multinível no Ensino da Leitura e da Escrita: Estratégias de Intervenção turma 01
Apresentação
O domínio da leitura e da escrita constitui um fator fundamental para o sucesso escolar dos nossos alunos. Ler bem possibilita uma melhor compreensão das aprendizagens curriculares das várias disciplinas e capacita-nos para um entendimento mais claro da informação em geral, desenvolvendo o pensamento e a capacidade de expressão oral e escrita para uma comunicação eficaz. Essas competências fortalecem a autonomia, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, pilares essenciais para uma aprendizagem sólida e significativa. O papel e ação pedagógica dos professores constitui uma abordagem estratégica essencial para uma maior e melhor capacitação dos alunos. Esta ação de formação de curta duração pretende constituir um espaço de reflexão sobre estas temáticas, com especial enfoque nas estratégias pedagógicas mais ajustadas aos contextos sociais e culturais atuais. FORMAÇÃO DINAMIZADA PELA DOUTORA: Fernanda Leopoldina Viana Professora Associada (Aposentada) Instituto de Educação Universidade do Minho Investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Promover uma reflexão sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento da leitura e escrita; Identificar mecanismos e processos metodológicos para o ensino da leitura e escrita; Refletir sobre estratégias pedagógicas para uma melhor aquisição de desenvolvimento deste processos de comunicação.
Conteúdos
- Perspectivas atuais sobre o ensino da leitura - Os cinco pilares para o ensino inicial da leitura e da escrita - Os modelos multinível em educação; - Revisão dos conceitos de rastreio, monitorização e diferenciação pedagógica; - As principais dificuldades registadas no ensino da leitura e da escrita; - Estratégias de intervenção
Metodologias
Apresentação de informação teórica-prática Trabalho em pequenos grupos de discussão Partilha de práticas pedagógicas.
Modelo
Questionário de avaliação da ação pelos formandos, através de questionário a enviar pelo CFAE
Anexo(s)
Formador
Carla Jorge Sécio Aires
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |