513

Abordagem Multinível no Ensino da Leitura e da Escrita: Estratégias de Intervenção turma 01

Apresentação

O domínio da leitura e da escrita constitui um fator fundamental para o sucesso escolar dos nossos alunos. Ler bem possibilita uma melhor compreensão das aprendizagens curriculares das várias disciplinas e capacita-nos para um entendimento mais claro da informação em geral, desenvolvendo o pensamento e a capacidade de expressão oral e escrita para uma comunicação eficaz. Essas competências fortalecem a autonomia, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, pilares essenciais para uma aprendizagem sólida e significativa. O papel e ação pedagógica dos professores constitui uma abordagem estratégica essencial para uma maior e melhor capacitação dos alunos. Esta ação de formação de curta duração pretende constituir um espaço de reflexão sobre estas temáticas, com especial enfoque nas estratégias pedagógicas mais ajustadas aos contextos sociais e culturais atuais. FORMAÇÃO DINAMIZADA PELA DOUTORA: Fernanda Leopoldina Viana Professora Associada (Aposentada) Instituto de Educação Universidade do Minho Investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Promover uma reflexão sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento da leitura e escrita; Identificar mecanismos e processos metodológicos para o ensino da leitura e escrita; Refletir sobre estratégias pedagógicas para uma melhor aquisição de desenvolvimento deste processos de comunicação.

Conteúdos

- Perspectivas atuais sobre o ensino da leitura - Os cinco pilares para o ensino inicial da leitura e da escrita - Os modelos multinível em educação; - Revisão dos conceitos de rastreio, monitorização e diferenciação pedagógica; - As principais dificuldades registadas no ensino da leitura e da escrita; - Estratégias de intervenção

Metodologias

Apresentação de informação teórica-prática Trabalho em pequenos grupos de discussão Partilha de práticas pedagógicas.

Modelo

Questionário de avaliação da ação pelos formandos, através de questionário a enviar pelo CFAE

Anexo(s)

Programa da ação

Formador

Carla Jorge Sécio Aires

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-07-2025 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 10-07-2025 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 09-07-2025
Fim: 09-07-2025
Acreditação: 01072025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: AE do Cadaval

INSCREVER-ME