
Caminhos partilhados com o AE do Montijo turma 01
Apresentação
A participação de escolas nos Grupos de Desenvolvimento e Inovação entre Pares (GDIeP), promovida pela ERLVT para a Autonomia e Flexibilidade Curricular, estimulou a criação de redes colaborativas de partilha de práticas em diversas áreas. Com especial enfoque nas lideranças de topo e intermédias, este projeto promoveu o estudo e a reflexão em vários domínios organizacionais de escola, perspectivando estratégias de melhoria e de maior eficácia da dinâmica escolar. Esta ação enquadra-se no propósito do conhecimento mais aprofundado de práticas desenvolvidas em outras escolas que possam contribuir para melhorar a cultural organizacional, o clima e as práticas pedagógicas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Conhecer e aprofundar dinâmicas e práticas inspiradoras entre docentes do AE do Cadaval e do AE do Montijo
Conteúdos
- Práticas inspiradoras e de sucesso, nomeadamente, em termos do trabalho colaborativo desenvolvido entre os docentes dos dois agrupamentos, particularmente em Equipas Educativas e/ou decorrentes de lideranças inspiradoras/motivadoras; - Partilha de trabalho de excelência desenvolvido pelos docentes, em especial o decorrente de intervenções pedagógicas ativas, inclusivas e de diferenciação pedagógica, de que se constatam efetivos benefícios académicos e cívicos para os alunos.
Metodologias
Visita de grupo de professores do AE do Cadaval ao AE do Montijo; Reuniões de trabalho em pequeno e grande grupo.
Modelo
Preenchimento obrigatório de questionário de avaliação da ação a realizar pelos formandos, a enviar pelo CFAE.
Formador
Carla Jorge Sécio Aires
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-07-2025 (Quarta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-07-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |