
A geodiversidade do vinho do Geoparque Oeste turma 01
Apresentação
O território do Geoparque Oeste é composto por uma paisagem diversificada, onde a vinha tem um natural destaque. Considerando a variedade de castas, a qualidade de exceção, o facto de ser um dos territórios do país com maior produção de vinho, onde está instalada a Coleção Ampelográfica Nacional, mas também onde podemos encontrar uma das três regiões demarcadas de aguardente vínica do mundo, é da maior relevância compreender melhor as condições edafoclimáticas, mas também a natureza dos solos que fazem desta região uma das mais ricas e diversificadas ao nível da produção vitivinícola a nível nacional. Sendo consensual e reconhecida a importância didática e científica do trabalho de campo no ensino das ciências, este curso de formação permitirá aprofundar o conhecimento do território e a sua importância na gestão do currículo, capacitando os docentes para a mobilização dos conteúdos em contextos reais de aprendizagem.
Destinatários
Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420, 520 e 560
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420, 520 e 560. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420, 520 e 560.
Objetivos
Promover a educação para o desenvolvimento sustentado por intermédio da conservação da geodiversidade; Pesquisar e sistematizar informações, integrando saberes prévios, para construir novos conhecimentos; Desenvolver atitudes e valores inerentes ao trabalho de campo, com incremento dos conhecimentos científicos dos formandos, potenciando atitudes de cooperação, partilha e respeito pelo património natural, histórico e cultural da Região Oeste.
Conteúdos
a) O Geoparque Oeste, Geoparque Mundial da UNESCO; b) A geologia e os solos e paisagens do Geoparque Oeste; c) A hierarquia dos terroirs da Região de Lisboa e valorização do território; d) Saídas de campo: - produtores e quintas de enoturismo; - visita à coleção ampelográfica nacional; - visita ao maior produtor nacional de bacelos.
Metodologias
Os momentos da formação estarão divididos em duas componentes: Sessões Teórico-Práticas e Planificação/preparação de saídas de campo. Exposição dos conteúdos programados, apoiada em diversos materiais auxiliares, com análise e discussão em grande grupo dos mesmos, com a partilha de ideias e experiências de todos os intervenientes, com destaque para o enquadramento geológico da região.
Avaliação
Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015. Para obter a certificação, é necessária a frequência de, pelo menos, dois terços do total das horas de formação. Critérios de avaliação: Participação nas sessões de trabalho presenciais/saídas de campo propostas; Realização de trabalho final individual sobre a formação realizada, integrando a elaboração de um roteiro geológico/aplicação didática para eventual utilização em situação real de ensino-aprendizagem com alunos de Ciências Naturais e/ou de Biologia-Geologia.
Modelo
Questionário de Avaliação da Ação
Bibliografia
https://issuu.com/associacaoportuguesageologos/docs/livro_de_resumos_grvvadv2016https://www.ivv.gov.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=8617&fileName=DO_Vinho_Verde_CVRVV_FINAL.pdfhttps://www.ivv.gov.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=8617&fileName=PDO_Torres_Vedras.pdfhttp://www.uni.pt/lib/homepages/docentes/delfim/CulturaPort/SusanaGuerra960177/default.htmhttps://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/131515/2/436789.pdfhttps://www.researchgate.net/publication/331984589_As_implicacoes_da_geologia_na_vinha_e_no_vinho_da_regiao_do_Douro_Superior_Portugal
Observações
O valor da inscrição inclui: - Prova de vinhos e visita a unidade de enoturismo; - Visita à Coleção Ampelográfica Nacional - Visitas a diversos produtores vitivinícolas - 2 jantares - 1 almoço
Formador
Miguel Matias Reis Silva
Bruno Miguel Claro Pereira