
À descoberta da ecologia das Praias de Salir e São Martinho do Porto com o Projeto Coastwatch do GEOTA turma 01
Apresentação
Nesta ação de formação, os docentes vão realizar um percurso ambiental pedestre nas praias de Salir e São Martinho do Porto, onde vão observar e registar os seres vivos (animais, algas, ervas marinhas), a morfologia costeira, eventuais tipos de poluição (lixo marinho, contaminações,...), os riscos e ameaças e recolher lixo marinho com os materiais Projeto Coastwatch do GEOTA. Pretende-se que os participantes conheçam os ecossistemas costeiros, a sua biodiversidade e a importância da sua preservação e conservação. Aspira-se que os participantes observem e analisem as pressões naturais e antrópicas sobre as zonas costeiras. Pretende-se que os participantes partam à descoberta dos ecossistemas costeiros, que se apresentam como laboratórios naturais com fins educativos e como áreas de interesse para a promoção e realização de atividades de educação ambiental para a sustentabilidade, cidadania e voluntariado ambiental, em contato com a Natureza, numa perspetiva interdisciplinar, abordando as aprendizagens essenciais dos vários ciclos de ensino, conducentes ao desenvolvimento das competências inscritas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória e que contribuem para a ENEA 2000 e para a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Fomenta-se a realização de atividades de educação ambiental para a sustentabilidade e cidadania ambiental associadas à monitorização ambiental do Projeto Coastwatch do GEOTA, relacionada com as atividades de exterior/contato com a natureza para a conservação e o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas dependentes de águas costeiras. Trata-se de capacitar e fornecer aos professores um conjunto de ferramentas que possam contribuir para a sua ação nos domínios da sensibilização dos alunos para a sustentabilidade.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Aumentar a literacia sobre as zonas costeiras; - Privilegiar as zonas costeiras como um laboratório ao ar livre, em contato com a Natureza, em que é possível aprender in loco; - Despertar a consciência ecológica e ambiental das crianças, jovens e público em geral; - Promover valores e mudanças de atitudes/comportamentos face ao ambiente; - Sensibilizar para a proteção e conservação dos ecossistemas costeiros; - Promover a educação ambiental para a sustentabilidade numa perspetiva interdisciplinar e em contato com a Natureza; - Implementar as atividades de educação ambiental para a sustentabilidade nos âmbitos da ENEC - Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, - Promover as aprendizagens essenciais dos vários ciclos que visam facilitar o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; - Promover o reconhecimento do valor do património natural, social e cultural; - Contribuir para a formação de cidadãos ambientalmente mais responsáveis; - Promover práticas de educação e sensibilização ambiental mais dinâmicas.
Conteúdos
Literacia dos Oceanos; Ecologia das zonas costeiras; Biodiversidade; Os seres vivos e as suas interações com o meio; Zonação costeira - zonas entremarés e supralitoral; Bens e serviços dos ecossistemas marinhos; Conservação e proteção das zonas costeiras; Impactes das atividades humanas sobre as zonas costeiras; Poluição – contaminações, sonora, lixo marinho; Microplásticos e mesoplásticos; Monitorização ambiental; Educação ambiental para a sustentabilidade; Cidadania ambiental; Voluntariado ambiental; Projeto Coastwatch.
Metodologias
1º. Breve introdução na zona costeira, com apresentação de material biológico para observação e manipulação, dos questionários ambientais Coastwach e fitas colorimétricas de nitritos e nitratos; 2º Realização de um percurso ambiental nas Praias de Salir e São Martinho do Porto para recolher e registar informações ambientais e recolher lixo marinho; 3º. Conclusão da ação, na Praia com uma breve partilha de informações registadas nos questionários ambientais didáticos e análise do projeto coastwatch nos diferentes níveis de escolaridade.
Modelo
Preenchimento de questionário de avaliação da ação a enviar pelo CFAE as participantes.
Observações
Foto: Jornal das Caldas
Formador
João Miguel Dias Joanaz de Melo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-10-2025 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |