Avaliação pedagógica - Dos princípios à Sala de Aula turma 01
Apresentação
A formação de professores no âmbito das práticas de avaliação formativa é essencial para promover uma abordagem pedagógica centrada na aprendizagem contínua e no desenvolvimento dos alunos. Esta formação pretende reforçar a intencionalidade da avaliação como ferramenta de diagnóstico, acompanhamento e intervenção, facilitando a planificação de estratégias de ensino mais adequadas às necessidades dos alunos. Ao dominar práticas como o feedback de qualidade, a autoavaliação e a coavaliação, os professores fomentam o envolvimento e coresponsabilização dos vários intervenientes no processo, promovendo a autonomia e o pensamento crítico dos alunos e contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, reflexivo e eficaz.
Destinatários
EXCLUSIVO ao Pessoal Docente do AE do Cadaval
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Contribuir para a reflexão em torno dos conceitos de avaliação pedagógica; 2. Potenciar a reflexão sobre os princípios e as práticas de uma avaliação comprometida com a promoção das aprendizagens. 3. Apoiar os formandos na distinção entre momentos de avaliação formativa e sumativa.
Conteúdos
Avaliação Pedagógica Princípios da Avaliação Pedagógica Modalidades de Avaliação – Formativa e Sumativa
Metodologias
Apresentação; Trabalho em pequenos grupos; Discussão em grande grupo.
Modelo
Assinatura das folhas de presença, cumprindo a totalidade das horas da ACD; Resposta dos/as formandos/as ao questionário online após o término da ação, enviado por email pelo CFAE Centro-Oeste.
Anexo(s)
Formador
Carla Daniela Pereira Maia Ferreira