556

A Ginástica no Ensino Básico: Operacionalização das Aprendizagens Essenciais turma 01

Apresentação

A Ginástica constitui um elemento estruturante no desenvolvimento das aprendizagens no âmbito da disciplina de Educação Física e, mais recentemente, assume-se como um dos pilares das Aprendizagens Essenciais. Deste modo, é fundamental que os professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico desenvolvam competências que lhes permitam analisar, sistematizar e aplicar os conteúdos gímnicos de forma progressiva, ajustando-os às características dos alunos e às condições logísticas e espaciais de cada contexto escolar. Proporcionar aos alunos experiências significativas na área da ginástica é essencial para o desenvolvimento das suas capacidades físicas, técnicas e cognitivas, permitindo-lhes adquirir as competências necessárias para a concretização integral das Aprendizagens Essenciais ao longo da escolaridade básica.

Destinatários

Professores dos Grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

Objetivos

● Saber analisar as práticas gímnicas pelos Padrões Motores Gímnicos, pelas Ações Motoras e pelas Capacidades Físicas que as constituem; ● Saber demonstrar técnicas de base/partes/detalhes dos elementos; ● Saber preparar, organizar e aplicar a estrutura e conteúdos da aula, conforme a necessidade física, cognitiva e técnica do aluno; ● Saber intervir de forma técnica dos 6 aos 12 anos; ● Analisar e prescrever a técnica, através da linha de pré-requisitos motores e técnicos, dos elementos de Solo, da Ginástica Acrobática, dos Saltos (Cavalo e Minitrampolim), dos Aparelhos (Trave, Barra Fixa e Paralelas Simétricas) e da Ginástica Rítmica. ● Saber adaptar as progressões de aprendizagem, conforme as necessidades do aluno, independentemente da idade.

Conteúdos

Módulo 1 – Introdução e Enquadramento (3h) Abertura e informações do curso (Teórica) – 1h Importância da Ginástica nas Aprendizagens Essenciais (Teórica) – 1h Análise breve dos conteúdos de ginástica ao longo da escolaridade (Teórica) – 1h Módulo 2 – Fundamentos Técnicos e Ações Motoras (5h) Padrões Motores Gímnicos (Teórica) – 1h Ações Motoras na Ginástica: Quadro Sinóptico de Roland Carrasco e Movimentos Parciais de Leguet (Teórica) – 1h Ações Motoras na Ginástica: Teórico-Prática – 3h Módulo 3 – Capacidades Físicas e Motoras (4h) Capacidades físicas e motoras principais: Força, Flexibilidade, Coordenação e Agilidade (Teórica) – 1h Capacidades físicas e motoras principais: Força, Flexibilidade, Coordenação e Agilidade (Prática) – 1h30m Aplicação prática em exercícios de ginástica (Prática) – 1h30m Módulo 4 – Prática em Elementos Ginásticos (9h) Coordenações, Solo e Trave (Prática) – 2h Ginástica Acrobática (Prática) – 1h Saltos: Cavalo e Minitrampolim (Prática) – 1h Barra Fixa (Prática) – 1h Paralelas Simétricas (Prática) – 1h Manipulações de Aparelhos Portáteis em Ginástica Rítmica (Prática) – 1h Ações Motoras e Movimentos Parciais: prática integrada (Prática) – 2h Módulo 5 – Avaliação e Síntese (4h) Encerramento, síntese e reflexão sobre a aplicação nas aprendizagens (Teórico-Prática) – 1h00m

Metodologias

Sessões teórico-práticas. Serão abordadas as temáticas teóricas para análise e discussões em conjunto, para preparar a abordagem prática, a qual dará ênfase à cadência das aprendizagens adaptadas às capacidades dos alunos com base na biomecânica dos movimentos. Deste modo será mais fácil cativar os professores na aplicação de abordagens mais plásticas e menos rígida para o ensino, mas atingindo os objetivos de execução das tarefas gímnicas constantes nos programas de educação física e aprendizagens essenciais.

Avaliação

Relatório individual sobre o percurso formativo e identificação do trabalho produzido em contexto formativo, avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da formação contínua de Professores, traduzido numa notação de 1 a 10 valores conforme regulamentação em vigor.

Bibliografia

Aprendizagens Essenciais - Educação FísicaGymnastics Foundations – Russel, Keith. Gymnastics Canada, 2008. (Direitos de tradução adquiridos para Língua Portuguesa, pela Federação de Ginástica de Portugal)CARRASCO, R., Tentativa de Sistematização da Aprendizagem da Ginástica Olímpica, ed. Manole, S. Paulo, 1981Fédération Française de Gymnastique, Mémento 97 des Activités Gymniques GAF - GAM - GRS - AÉROBIC - GYM Forme loisir. TOME 1, ed. FFG, Paris, 1997LEGUET, J., As Ações Motoras em Ginástica Esportiva, ed. Manole, S. Paulo, 1986

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-01-2026 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
2 13-01-2026 (Terça-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
3 15-01-2026 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
4 20-01-2026 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
5 23-01-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial
6 24-01-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 24-01-2026 (Sábado) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
8 29-01-2026 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Início: 08-01-2026
Fim: 29-01-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-137577/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Caldas da Rainha

INSCREVER-ME