Educar na Era da IAGen: o contributo da Biblioteca Escolar para práticas pedagógicas inovadoras turma 01
Apresentação
Numa área em permanente evolução, marcada pela emergência de novas ferramentas, normativos e debates éticos, impõe-se uma formação contínua que permita aos professores bibliotecários manter-se atualizados, críticos e intervenientes. A biblioteca escolar, como espaço de mediação do conhecimento, tem um papel central na dinamização de práticas pedagógicas inovadoras, que potenciem o uso ético e criativo da IAGen por professores e aluno. Este curso pressupõe a criação de um ambiente de aprendizagem focado na atualização de conhecimentos, aprofundamento da prática pedagógica e reforço da atuação da biblioteca escolar no apoio à integração da IAGen.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Atualizar conhecimentos sobre ferramentas de IAGen e enquadramentos éticos e legais relevantes para o contexto educativo; 2. Desenvolver e partilhar recursos, atividades e estratégias pedagógicas que integrem IAGen, promovendo a literacia mediática e algorítmica; 3. Reforçar o papel da biblioteca escolar como espaço formativo e colaborativo, potenciador de inovação curricular e metodológica.
Conteúdos
Módulo 1 Atualizações e enquadramento ético-pedagógico da IAGen (4h) - Novidades tecnológicas e tendências em IAGen - Referenciais nacionais e internacionais: UNESCO, UE, OCDE - Desafios éticos e oportunidades para a escola e a biblioteca escolar Módulo 2 Criação de recursos e planificação de atividades com IAGen (6h) - Ferramentas com IAGen e sua aplicação em práticas de ensino e aprendizagem - Desenvolvimento de recursos (tutoriais, quizzes, vídeos, infografias, chatbots, guias de utilização...) - Planificação de sessões dinamizadas pela biblioteca escolar para alunos e docentes Módulo 3 Partilha de práticas e articulação curricular (5h) - Apresentação e feedback colaborativo sobre os recursos e planos desenvolvidos - Estratégias para a articulação com docentes de diferentes áreas disciplinares - Construção de repositório partilhado de ferramentas e recursos
Metodologias
A ação combina momentos síncronos e assíncronos em ambiente e-learning, privilegiando metodologias ativas, colaborativas e práticas: - Sessões síncronas com caráter "hands-on", com exploração orientada de ferramentas de IAGen, criação de recursos e partilha de dinâmicas de mediação pedagógica. - Trabalho autónomo e colaborativo em ambiente assíncrono (criação de recursos e partilhas em fóruns). - Partilha de práticas entre pares, com feedback construtivo, num ambiente de coaprendizagem. - Aprendizagem baseada em projetos, com desenvolvimento de produtos utilizáveis em contexto real de biblioteca escolar.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação baseia-se na participação ativa dos formandos nas sessões síncronas e assíncronas, no cumprimento das tarefas propostas dentro dos prazos previamente estipulados e na qualidade dos trabalhos realizados. Os formandos serão avaliados pela apresentação dos trabalhos da componente autónoma, bem como através do relatório crítico individual final. - Participação nas sessões e fóruns (20%) - Qualidade e aplicabilidade dos recursos produzidos (40%) - Apresentação e reflexão crítica sobre os produtos desenvolvidos (40%)
Bibliografia
Cox, A. (2024). Developing a library strategic response to artificial intelligence. International Federation of Library Associations and Institutions. https://www.ifla.org/g/ai/developing-a-library-strategic-response-to-artificial-intelligence/Comissão Europeia, Direção-Geral da Educação, da Juventude, do Desporto e da Cultura (2022). Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem. Serviço das Publicações da União Europeia. https://data.europa.eu/doi/10.2766/07Pereira, S., Pinto, M., Madureira, E. (2023). Referencial de Educação para os media: educação pré- escolar, ensino básico e ensino secundário. Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_documentos/referencial-epm-versaoatualizada- dez2023_11dez.pdfUNESCO (2024b). AI competency framework for teachers. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. https://doi.org/10.54675/ZJTE2084UNESCO. (2024c). Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241?posInSet=1&queryId=22823384-45e1-4f83-904d-2090773ab18c
Anexo(s)
Formador
Paula da Conceição Rodrigues Ribeiro