565

ODS na Prática: Estratégias e Ferramentas Pedagógicas turma 02

Apresentação

A ACD integra o projeto "Jovens Transformadores", que visa reforçar as capacidades dos docentes enquanto agentes de mudança no combate às desigualdades globais e na promoção da cidadania global. A ação responde à necessidade de dotar os professores do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santa Iria de estratégias práticas para integrar os ODS no trabalho curricular e nas dinâmicas escolares, promovendo metodologias participativas e inclusivas. Em função dos destinatários: Dirige-se a professores do 2º, 3.º ciclo e secundário, reconhecidos como agentes multiplicadores da Educação para o Desenvolvimento. Pretende apoiar a integração dos ODS no planeamento pedagógico, fortalecer o pensamento crítico e incentivar práticas promotoras de inclusão, equidade e participação.

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário do AE de Póvoa de Santa Iria.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Desenvolver competências para planificar e aplicar atividades pedagógicas integrando os ODS. Explorar metodologias participativas que promovam inclusão, diversidade e cidadania global. Criar planos de aula aplicáveis ao contexto real do AEPSI. Promover a reflexão crítica e colaborativa sobre práticas educativas transformadoras. Facilitar a cocriação de microprojetos interdisciplinares alinhados com os ODS. Reforçar o papel do docente como facilitador da cidadania global e do pensamento crítico.

Conteúdos

Conteúdos da acção: Sessão 1 – Planeamento Pedagógico Integrando os ODS (2h) - Revisão dos ODS e articulação com aprendizagens essenciais; - Estratégias para integrar Educação para o Desenvolvimento nas disciplinas; - Exemplos de práticas interdisciplinares; - Planificação de aulas com foco em competências globais; - Reflexão sobre o papel docente na cidadania global. Sessão 2 – Ferramentas e Dinâmicas Participativas (2h) - Experimentação de metodologias ativas (ABP, storytelling, jogos cooperativos); - Construção de narrativas pedagógicas centradas na inclusão e diversidade; - Comunicação inclusiva e combate a estereótipos; - Ferramentas digitais colaborativas para participação e pensamento crítico. Sessão 3 – Cocriação e Avaliação de Planos de Aula (2h) - Desenvolvimento e apresentação de planos de aula e microprojetos; - Feedback colaborativo e análise crítica; - Critérios de avaliação da aprendizagem transformadora; - Síntese final e reflexão sobre o impacto das duas ACDs na prática docente.

Metodologias

Exposição dialogada Trabalho colaborativo Dinâmicas participativas Análise de casos Experimentação prática de ferramentas Cocriação e partilha de planos de aula

Modelo

Preenchimento obrigatório de questionário de satisfação a enviar a cada formando por email e registo de presença.

Formador

Chiara Chillod

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-03-2026 (Quarta-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
2 29-04-2026 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
3 06-05-2026 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
Início: 25-03-2026
Fim: 06-05-2026
Acreditação: 15122025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: AE de Póvoa de Santa Iria

INSCREVER-ME