Literacia mediática e da informação com a biblioteca escolar turma 01
Apresentação
Os SABERES é um dos eixos estratégicos de ação das bibliotecas escolares, de acordo com o Quadro Estratégico 2021-2027, daí promoverem abordagens integradas das literacias da informação, dos media e digital, perseguindo o desenvolvimento do pensamento crítico, das capacidades de resolução de problemas, de comunicação e o uso ético, eficaz e criativo dessas literacias. Desde 2012, a RBE tem vindo a promover a aplicação do Aprender com a biblioteca escolar, o referencial de aprendizagens em torno das literacias da leitura, da informação e dos media, Sendo responsável, no Plano Estratégico Literacia Mediática 2024-2029, pela implementação desse referencial em 40% dos Agrupamentos e pela concretização do Programa ProLiteracias, Media e Informação com a biblioteca escolar, urge capacitar educadores, docentes e professores bibliotecários para a consecução desta ação.
Destinatários
Professores bibliotecários/ equipas das bibliotecas e todos os professores da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico e Secundário.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Dominar conceitos-chave no âmbito da literacia informacional e mediática. Desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes para uma análise e utilização crítica da informação e dos media. Interiorizar a imprescindibilidade da implementação de programas de literacia informacional e mediática em contexto educativo. Conhecer recursos educativos (inter)nacionais no âmbito da literacia informacional e mediática. Integrar a Literacia Mediática no processo de aprendizagem de forma progressiva, transdisciplinar e iterativa.
Conteúdos
1. Dimensões concetuais e relevância da literacia mediática– 8 horas 1.1 Sessão síncrona 1 (2h00) Plano Nacional de Literacia Mediática – Resolução do Conselho de Ministro n.o 142/2023 de 17 novembro; Planos Estratégico e de Atividades. Conceitos (Cidadania, Cidadania global, Media, Literacia Mediática, Educação para os Media (EpM), Media and Information Literacy (MIL), Literacia Digital e Transliteracia. 1.2 Trabalho assíncrono (TA) - (2h00) 1.3 Sessão síncrona 2 (2h00) Visão diacrónica no âmbito da literacia mediática Princípios da Educação para os Media. Documentos enquadradores: PASEO e ENEC. Referenciais - DGE / UNESCO / RBE. 1.4 Trabalho assíncrono (TA) - (2h00) 2. Literacia informacional e mediática (MIL) para ler e transformar o mundo - 12 horas 2.1 Sessão síncrona 3 (2h00) Dos media tradicionais aos digitais: Linguagens Sociedade multiecrãs Jornalismo Redes sociais Desinformação Inteligência artificial 2.2 Trabalho assíncrono (2h00) 2.3 Sessão síncrona 4 (2h00) De consumidor a cidadão crítico e global: Acesso, usos e práticas mediáticas; Representações do mundo; Publicidade; Segurança. 2.4 Trabalho assíncrono (2h00) 2.5 Sessão síncrona 5 (2h00) Do direito à informação à liberdade de expressão: Pesquisa e análise crítica da informação Direitos de autor 2.6 Trabalho assíncrono (2h00) 3. 3. Abordagem da literacia informacional e mediática em contexto educativo - 4 horas 3.1 Sessão síncrona 5 (2h00) Contextos: Escolar/ Familiar/ (In)formal Público/privado Orientações metodológicas: Da proteção à capacitação Foco no envolvimento do aluno, na ação e interação Abordagem programada: holística, progressiva, colaborativa e iterativa Oportunidades: Currículo Biblioteca escolar Clubes Iniciativas locais/ (inter)nacionais 3.2 Trabalho assíncrono (2h00) 4. Recursos pedagógicos do âmbito da literacia mediática - 12 horas 4.1 Sessão síncrona 6 (2h00) Nacionais: Dominar a informação e Saber usar os media – RBE MILD - RBE Cidadania - DGE PICCLE - PNL 4.2 Trabalho autónomo (2h00) 4.3 Sessão síncrona 6 (2h00) Nacionais MILOBs Seguranet RTP Ensina LEME CriaON Público na Escola COMEDIG Jornalíssimo 4.4 Trabalho autónomo (2h00) 4.5 Sessão síncrona 7 (2h00) Internacionais: Europa – Conselho da Europa; CLEMI, AtresMedia América do Norte – Common Sense Media; MediaSmarts América Latina – Brasil – Cristiane Parente; Argentina- Digimente Austrália – eSafety Algowatch IBerifier Projetos: Estratégia brasileira de Educação Mediática YouNDigital TeaMLit 4.6 Trabalho autónomo (2h00) 5. Apresentação de programas de literacia mediática – 4 horas 5.1 Elaboração de uma proposta de programa de literacia informacional e mediática -Trabalho autónomo (2h00) 5.2 5.2 Sessão síncrona 8 (2h00) Avaliação e partilha dos trabalhos
Metodologias
No módulo 1, a metodologia centrar-se-á na utilização do método expositivo na apresentação da estrutura dos conteúdos, do Plano Nacional de Literacia Mediática, das dimensões concetuais e da relevância da Literacia Mediática, complementada com exercícios práticos em grupo. No módulo 2, recorrer-se-á à discussão e debate sobre a relevância das literacias informacional e mediática para ler e transformar o mundo, tendo em consideração temáticas do mundo atual. No módulo 3, utilizar-se-á o método interrogativo na avaliação de questões/problemas e troca de experiências e construção de saberes teórico-práticos em grupo. No módulo 4, serão explorados recursos pedagógico-didáticos (teórico-práticos) nacionais e internacionais, passíveis de serem utilizados em contexto escolar, referentes às diferentes áreas da literacia informacional e mediática. No módulo 5, serão elaborados pelos formandos programas de literacia informacional e mediática para as suas escolas e apresentados/ discutidos em sessão síncrona, plenária.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.o 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: - participação nas sessões síncronas; - participação nos fóruns abertos na plataforma LMS; - elaboração de um programa de literacia informacional e mediática; - reflexão crítica.
Modelo
Questionário
Bibliografia
Brites, M.J., Amaral, I. & Silva, M. T. (Eds.) (2017). Literacias Cívicas e Críticas: refletir e praticar. Lisboa: Livros Horizonte. Buckingham, D. (2019). The Media Education Manifesto. John Wiley and Sons LTD. Conde, E., Mendinhos, I. & Correia, Paula (coord.) (2017). Aprender com a biblioteca escolar. 2.a ed. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares. Innerarity, D., Akester, P., Barta-Moura, J., Fiolhais, C., Pacheco Pereira, J., Abrunhosa, P., Gutiérrez Vicén, J. (2023). Inteligência Artificial e Cultura. Do Medo à Descoberta. Gradiva. Pereira, S., Pinto, M., Madureira, (2023). Referencial de educação para os media para a educação pré-escolar, o ensino básico e o ensino secundário. Lisboa: Direção-Geral da Educação.
Anexo(s)
Observações
Formação a Distância Demonstração das vantagens para os/as formandos/as no recurso ao regime de formação a distância A formação a distância tem vindo a assumir-se como uma modalidade cada vez mais presente no quotidiano da formação dos docentes e que conheceu um exponencial impulso nos últimos meses. Neste contexto, este curso de formação pretende desenvolver-se segundo esta modalidade, uma vez que: 1. a multiplicidade de funções que os futuros formandos têm nos respetivos contextos profissionais condiciona, cada vez mais, a frequência das sessões presenciais; 2. permite que os formandos possam gerir melhor o seu plano de formação individual de acordo com as suas necessidades; 3. acarreta uma diminuição de custos para os intervenientes: formandos, formador e Entidade Formadora; 4. alarga a possibilidade de formação a profissionais de diferentes regiões do país e mesmo, aos que se encontram em escolas portuguesas no estrangeiro; 5. permite trabalho cooperativo nos momentos síncronos (enquadramento teórico por parte do formador; análise de recursos diversos em pequenos grupos; partilha e reflexões de práticas; construção partilhada de instrumentos de trabalho) e trabalho individual e reflexivo nos momentos assíncronos. Distribuição de horas No de horas online síncrono 20 No de horas online assíncrono 20 Demonstração da existência de uma equipa técnico-pedagógica que assegure o manuseamento das ferramentas e procedimentos de formação a distância A entidade formadora dispõe de uma Equipa Técnico-Pedagógica que assegura o manuseamento e utilização de ferramentas/equipamentos e respetivos procedimentos quanto a dinâmicas de formação e ensino a distância. Demonstração da implementação de um Sistema de Gestão da Aprendizagem / Learning Management System adequado A entidade formadora dispõe de uma Plataforma Moodle como Sistema de Gestão da Aprendizagem. A personalização da plataforma Moodle com algumas ferramentas (atividades/recursos) apoia os formandos ao nível: 1. Comunicação: i) Fórum; ii) Chat. 2. Registos da formação: i) Presenças; ii) Partilha colaborativa de trabalhos; iii) Entrega de trabalhos 3. Avaliação: i) Avaliação dos trabalhos Para além do Moodle, a entidade formadora possui uma Plataforma de Comunicação Zoom, através da qual está garantida a Comunicação: i) Realização de videoconferências; ii) Realização de trabalho em pequeno grupo; iii) Realização de trabalho em grande grupo. Demonstração da avaliação presencial (permitida a avaliação em videoconferência) A avaliação dos formandos, e de acordo com o definido anteriormente em termos da respetiva avaliação, será realizada tendo como evidências: - Qualidade da participação e dos trabalhos produzidos durante as sessões síncronas; Demonstração da distribuição da carga horária pelas diversas tarefas SESSÕES (SÍNCRONAS - total: 20 horas; ASSÍNCRONAS – total: 20 horas) Sessão 1 (2 horas síncronas e 2 horas assíncronas): – Objetivos e metodologias do curso de formação; Plano Nacional de Literacia Mediática; Dimensões concetuais da Literacia Mediática (LM) Sessão 2 (2 horas síncronas e 2 horas assíncronas): - Relevância da Literacia Mediática; Documentos/referenciais. Sessão 3 (2 horas síncronas e 2 horas assíncronas): Literacia informacional e mediática (MIL) para ler e transformar o mundo: dos media tradicionais aos digitais: questões do mundo atual. Sessão 4 (2 horas síncronas e 2 horas assíncronas): Literacia informacional e mediática (MIL) para ler e transformar o mundo: De consumidor a cidadão crítico e global. Sessão 5 (2 horas síncronas e 2 horas assíncronas): Literacia informacional e mediática (MIL) para ler e transformar o mundo: do direito à informação à liberdade de expressão. Sessão 6 (2 horas síncronas e 2 horas assíncronas): Contextos/orientações e oportunidades de abordagem da literacia informacional e mediática. Sessão 7 (2 horas síncronas e 2 horas assíncronas): Apresentação e exploração de recursos pedagógicos nacionais do âmbito da LM. Sessão 8 (2 horas síncronas e 2 horas assíncronas): Apresentação e exploração de recursos pedagógicos nacionais do âmbito da LM. Sessão 9 (2 horas síncronas e 2 horas assíncronas): Apresentação e exploração de recursos pedagógicos internacionais do âmbito da LM. Sessão 10 (2 horas síncronas e 2 horas assíncronas): Partilha dos trabalhos/programas de literacias dos formandos.
Professores Bibliotecários CIB Paula Ribeiro
Formador
Paula da Conceição Rodrigues Ribeiro
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 26-02-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 2 | 27-02-2026 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 3 | 12-03-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 4 | 13-03-2026 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 5 | 27-03-2026 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 6 | 28-03-2026 (Sábado) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 7 | 16-04-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 8 | 17-04-2026 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 9 | 30-04-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 10 | 02-05-2026 (Sábado) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 11 | 14-05-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 12 | 15-05-2026 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 13 | 28-05-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 14 | 29-05-2026 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 15 | 11-06-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 16 | 12-06-2026 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 17 | 25-06-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 18 | 26-06-2026 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 19 | 09-07-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 20 | 10-07-2026 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |