572

BiblioLED: um recurso para o desenvolvimento de hábitos de leitores turma 01

Apresentação

A promoção da leitura nas escolas depende da existência de modelos adultos que demonstrem uma relação efetiva e quotidiana com o livro. O "efeito de contágio" é a ferramenta mais poderosa na mediação da leitura: um aluno dificilmente se tornará leitor se não conviver com adultos/professores que também leem e que partilham o seu entusiasmo por novas obras. A presente ação justifica-se pela necessidade de sensibilizar o adulto/docente para o seu papel enquanto leitor de referência e promover a utilização do serviço BiblioLED como meio facilitador para o desenvolvimento desses hábitos. Ao democratizar o acesso ao livro contemporâneo e eliminar barreiras de tempo e espaço, a BiblioLED permite que o adulto/professor reforce a sua identidade leitora, condição essencial para que possa, posteriormente, inspirar e criar hábitos de leitura duradouros nas crianças e jovens.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Refletir sobre a centralidade do papel do adulto leitor na criação de comunidades de leitura (em meio familiar e escolar). • Familiarizar-se com a plataforma BiblioLED enquanto biblioteca pessoal e recurso para a descoberta de leituras significativas e atuais. • Desenvolver hábitos de leitura individuais no adulto/professor como estratégia primordial para fomentar o gosto de ler nas crianças e jovens/alunos. • Compreender o impacto do exemplo do adulto na formação de leitores críticos e autónomos e assumir essa responsabilidade.

Conteúdos

Sessão 1 (120 minutos síncronos) • O Adulto Leitor (60 min): - Divulgação e análise de dados sobre a leitura em Portugal. - Os benefícios da leitura para o bem-estar e desenvolvimento cognitivo do adulto. - A importância do adulto enquanto modelo: por que razão o hábito do adulto precede o hábito das criança/jovens. - A BiblioLED: justificação do serviço e o seu papel na democratização do acesso ao livro. • Familiarização Prática (60 min): - Exploração orientada da interface e funcionalidades da BiblioLED. - Registo e navegação autónoma pelo catálogo. - Requisição de um título para leitura pessoal, focada no interesse e prazer do docente. Sessão 2 (60 minutos síncronos) • A Experiência do hábito e importância da leitura digital: - Partilha de experiências de leitura realizadas na plataforma. - Discussão sobre formas de manter o hábito leitor vivo no quotidiano docente. - Reflexão: de que modo o meu entusiasmo leitor pode contagiar as crianças e jovens? - O papel da BiblioLED digital na promoção de uma cultura de leitura equitativa. - Avaliação da ação e balanço final.

Metodologias

A ação baseia-se numa metodologia de oficina de reflexão. A primeira sessão combina a exposição teórica e o diálogo sobre o estado da leitura, com um momento prático de exploração orientada da plataforma. A segunda sessão funciona como um círculo de partilha, onde o foco é a experiência pessoal do adulto com o livro e a consciencialização sobre como esse hábito pessoal é motor de mediação pedagógica eficaz.

Modelo

Frequência

Anexo(s)

Observações

Bibliografia fundamental: Applegate, A. J., Applegate, M. D., Mercantini, M. A., McGeehan, C. M., Cobb, J. B., DeBoy, J. R., Modla, V. B., & Lewinski, K. E. (2014). The Peter effect revisited: Reading habits and attitudes of college students. Literacy Research and Instruction, 53(3), 188–204. https://doi.org/10.1080/19388071.2014.898719 Brandt, L., A. C. Sharp, and D. S. Gardner (2021). Examination of Teacher Practices on Student Motivation for Reading. The Reading Teacher 74 (6): 723–731. https://doi.org/10.1002/trtr.1999. Cremin, T. (2014). Building communities of engaged readers: Reading for pleasure. Routledge. https://www.routledge.com/Building-Communities-of-Engaged-Readers-Reading-for-pleasure/Cremin- Mottram-Collins-Powell-Safford/p/book/9781138777484 Mata, J. T. & Neves, J. S. (coords.), Ávila, P., & Lopes, M. Â. (2025). Práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário – Barómetro’23. Observatório Português das Atividades Culturais, CIES- Iscte. https://www.pnl2027.gov.pt/np4/file/3874/1_OPAC_Bar_metro_Vers_oFinal.pdf Webber, C, Wilkinson, K, Duncan, L & McGeown, S (2025). Motivating book reading during adolescence: Qualitative insights from adolescentes. Educational Research, vol. 67, no. 1, pp. 79 - 97. https://doi.org/10.1080/00131881.2024.2445618

Formador

Paula da Conceição Rodrigues Ribeiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-02-2026 (Segunda-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
2 23-03-2026 (Segunda-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Online síncrona
Início: 23-02-2026
Fim: 23-02-2026
Acreditação: 07012026
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: E-learning

INSCREVER-ME